O ato de coletar as formas e medidas de tudo o que é contido dentro de um ambiente continua sendo uma tarefa cara, que envolve muitas medições manuais e uma posterior construção do ambiente dentro do software 3D. Contudo, essa atividade começou a ficar mais fácil com a introdução de tecnologias que permitem explorar objetos e espaços rapidamente e transformá-los em imagens 3D.

Em termos de equipamentos, uma boa solução é o Structure Sensor, um pequeno dispositivo sensor que pode ser conectado a dispositivos móveis a fim de escanear rapidamente objetos ou espaços e reunir informações de distância e geometria para criar uma renderização 3D. A Occipital, a empresa fabricante do sensor, diz que seu dispositivo pode “entender” os dados coletados, permitindo que usuários instantaneamente visualizem dimensões de paredes, divisórias, repartições e móveis dentro de um ambiente.

Para facilitar a integração, o mesmo fabricante do dispositivo desenvolveu um aplicativo chamado Canvas, que permite facilmente capturar as imagens em 3D diretamente no IPAD. Com o kit, basta caminhar pelo ambiente direcionando o foco da câmera para todos os lados do ambiente e assistir a criação de um modelo em 3D em tempo real.



“Usuários do SketchUp … relataram uma economia de tempo média de cerca de 7 a 10 horas por projeto com Canvas”.*


Notamos uma mudança clara no fluxo de trabalho, uma vez que novas tecnologias são empregadas principalmente para ganhar tempo e conquistar o cliente pela agilidade no projeto e orçamento em tempo real. Imagine agora a oportunidade com esta inovação na venda! Já é possível capturar um modelo 3D de toda a casa do cliente, inserir modulações, obter diversos orçamentos em tempo real e tudo isso em uma única visita.

Achou este post interessante? Então conheça mais tecnologias como esta! Acesse o post: Aplicação de realidade virtual para projetar ambientes sob medida

*Leia mais sobre os depoimentos dos usuários de SketchUp sobre essa ferramenta AQUI.