Todos os dias milhares de profissionais trabalham no SketchUp 2017, ferramenta de modelagem mais popular do mundo para explorar e apresentar ideias em 3D. Os lançamentos dos anos anteriores geraram algumas polêmicas, pois os avanços não eram tão significativos. Porém a versão 2017 está muito diferente. Confira as novidades e porque você deve migrar para o SketchUp 2017, a versão mais rápida e inteligente de todas.

Uma plataforma flexível e especializada para projeto de interiores

Além da sua versatilidade, um dos fatores mais importantes para o seu sucesso é a possibilidade de programação através do Plugin. Esta nova versão trata de forma diferente as extensões. Um exemplo de extensão é a especialização que a Gabster aplica no Sketchup. Através de um plugin, a Gabster especializa o Sketchup para o segmento moveleiro. Além disso e não limitando-se a isso, é possível encontrar no Extension Warehouse mais de 400 plugins que agregam ferramentas adicionais e recursos importantíssimos para o SketchUp. Plugins gratuitos e pagos estão disponíveis para fluxos de trabalho específicos da indústria, como renderização, análises matemáticas e impressão 3D.

Uma nova utilidade, o Gestor de extensões é uma “vista única” das suas extensões do SketchUp 2017. A partir dele é fácil ativar e desativar ferramentas personalizadas (ou desinstalá-las completamente). O Gestor de Extensão também apresenta a Assinatura Digital de uma extensão, a indicação que cumpre o padrão de qualidade e segurança. O Plugin Gabster é uma extensão homologada e aprovada pela Trimble Navigation.

Para profissionais de projeto, muitas evoluções

Um SketchUp 2017 mais rápido e inteligente
O SketchUp 2017 ficou mais simples e rápido. Passando pela modelagem 3D, documentação 2D, codificação e desempenho, o Sketchup Pro 2017 ficou muito mais inteligente. Agora o SketchUp 2017 suporta enormes modelos 3D complexos e possui uma plena precisão em monitores de alta-definição. Foi melhorada a integração com o CAD, a parametria e foi dado suporte a planilhas na ferramenta Layout. Foi aumentada a inteligência embutida nas geometrias e a fidelidade das exportações CAD mais complexas.

.DWGs de Alta Fidelidade
A exportação de arquivos .DWG / .DXF do LayOut recebeu melhorias. Antes, um arquivo de 10 páginas do LayOut seria exportado como 10 .DWGs separados. Agora é exportado um .DWG com 10 abas separadas para cada página.

Novo recurso Tabelas
Grandes documentos geralmente apresentam muitas informações importantes, por isso foi inserido o recurso Tabelas, uma ótima maneira de gerenciar planilhas na ferramenta LayOut. É possível criar uma tabela a partir do zero ou importar um arquivo .CSV ou Excel.

Smart Offset
O novo Offset evita geometrias sobrepostas e auto-cruzadas. Os offsets são limpos, cada vez que é clicado ‘F’ (mesmo em LayOut!)

Alta Modelagem DPI
O snapping foi melhorado e a inferência para monitores de alta definição (como o Display de Retina da Apple). Os pesos de borda também foram melhorados.

Eixo de Superfície Perpendicular
Foi adicionado um eixo de Superfície Perpendicular. Ao passar o mouse sobre uma superfície; O SketchUp 2017 fixará em um eixo perpendicular.

Retângulos justos
As ferramentas de Retângulo agora utilizam o bloqueio de eixo e de seta-chave (assim como ferramentas de Círculo e Polígono).

Entidades nativas
Nos velhos tempos, entidades LayOut como dimensões, máscaras de recorte e rótulos estariam explodindo em geometria bruta após a exportação para o CAD. Agora, quando exportados para DWG as entidades se comportarão como se espera que seja. A

Cor por camada
Foi adicionada uma opção ‘Color-by-Layer’ frequentemente solicitada às exportações CAD, para que todas as entidades em uma determinada camada possasem a exportar como uma cor. Por padrão, linhas pretas exportam para que ele torne-se preto sobre um fundo branco e branco sobre um fundo preto. Isso soa como música para os usuários do CAD.

IDs persistentes
Agora, ao fazer uma alteração no seu modelo do SketchUp Pro 2017, as dimensões do LayOut e cotas associadas irão se ajustar automaticamente. Essa parametria só é possível graças a um novo recurso na plataforma SketchUp 2017chamado IDs Persistentes. Esses são identificadores de geometria que ajudam o SketchUp 2017 (e suas extensões) a manipular entidades individuais, como uma borda ou face específica. Basicamente, cada pedaço de seu modelo ficou mais inteligente. Isso permite uma nova série de programações de objetos, facilitando a integração entre diversos sistemas digitais.

Exporte e compartilhe
Publicar imagens e animações, exportar imagens para realidade virtual, criar documentos e relatórios BIM com referências IFC. ficou mais fácil. Evolua seu design em outras aplicações exportando para formatos incluindo DXF, DWG, OBJ, 3DS, DAE e muito mais.

É importante observar que o mercado de realidade virtual está crescendo exponencialmente. Ferramentas de projeto para criar maquetes digitais não podem ficar fechadas, isoladas como uma ilha. O mercado exige que as ferramentas sejam abertas, com integração facilitada, nativas. Quer dizer que o cliente deve receber estas conexões gratuitamente para poder se atualizar com simplicidade.

Por isso reforçamos a indicação do Sketchup pois ele está cada vez mais integrado, partindo para uma versão web, soluções mobile e integração com dispositivos de realidade aumentada.

Deixe de utilizar ferramentas com escopo fechado, desconectadas do mercado.

Cresça junto, atualize-se, venha fazer parte da família dos #Sketchuplovers.

Projete, venda e monte projetos sob medida com Sketchup 2017.

Conheça o plugin Gratuito da Gabster
Compre o SketchUp 2017 agora mesmo

O caminho mais fácil para entrar na era da produção customizada

Até algumas décadas atrás pensar em produzir produtos customizáveis em massa parecia algo totalmente impossível. Quem imaginou que hoje em dia, beneficiados com o grande avanço da tecnologia teríamos um cenário onde é possível, através de um simples toque no...