A maioria das pessoas em seus primeiros contatos com o Sketchup, iniciam desenvolvendo uma casa, um móvel com as ferramentas básicas do software com linhas, formas, arcos, puxar e empurrar. Então criam um retângulo, levantam a forma (3D), acrescentam detalhes com linhas, aplicam cores e assim por diante.

Todas estas ferramentas e outros plugins são muito interessantes para criar um cenário de forma bem rápida e elegante. Porém para inserir o mobiliário ou produtos produzíveis, não é necessário tanto trabalho. Existem bibliotecas profissionais prontas, já desenvolvidas em conjunto com os fabricantes e que possuem a programação completa de atributos e comandos de produção já embutidas.

As bibliotecas podem ser formadas por componentes e blocos. Contudo, a interessante mesmo é utilizar os componentes dinâmicos.

Entenda a diferença:

 

  • Grupo: é um agrupamento de todos os lados de um objeto em uma única seleção, o que permite com apenas um clique, a seleção de um objeto mais complexo que possui diversas faces.

 

  • Componente: também entendido como bloco. Quando é criado, é adicionando na biblioteca de componentes de objetos do projeto que está em aberto. Uma coisa muito legal dos componentes é a possibilidade de criar diversas cópias e alterar elas todas de uma só vez. Outra utilidade é transferir para o armazém 3D ou de lá baixar blocos já criados por outros usuários.

 

Para quem já trabalha com um Software CAD, com certeza já conhece ou pelo menos ouviu falar em blocos dinâmicos ou componentes dinâmicos. No Sketchup os componentes dinâmicos são entidades de desenho prontos, criados para um determinado fim. Existem muitas vantagens na utilização de componentes dinâmicos, a principal é acelerar o processo de criação do projeto.  Ao utilizar componentes dinâmicos é possível aproveitar também o trabalho já desenvolvido em outras criações. Uma vez que as características necessárias ao desenho são aplicadas ao componente, é possível transportar para diversos outros projetos.

Fica mais seguro projetar um ambiente sabendo que o componente considera as funções possíveis na marcenaria.  Um componente criado para uso profissional está obrigatoriamente adequado ao sistema construtivo do seu fabricante, liberando o profissional que desenvolve o projeto, das tarefas de revisão de medidas mínimas ou máximas possíveis para o móvel ou a definição do sistema de fixação, estruturação e assim por diante.

A Gabster disponibiliza uma linha completa de componentes ou blocos dinâmicos gratuitamente que pode ser baixada através deste LINK.

São mais de 500 componentes com atributos programados e editáveis, que consideram a engenharia do mobiliário permitindo milhares de combinações. Uma enorme vantagem é a utilização dos acabamentos que aplicam a partir de um clique regras específicas da engenharia. Que saber mais? Acesse o Guia do Usuário.

Projete, venda e monte projetos sob medida com Sketchup 2017.

Conheça o plugin Gratuito da Gabster
Compre o SketchUp 2017 agora mesmo