A pedidos da nossa audiência (mais de dois mil inscritos no youtube), produzimos e transmitimos no final do mês de julho, o webinar sobre Detalhamento de Projetos e Criação de Mapas de Montagem no SketchUp. 

Neste post vamos detalhar os pontos mais importantes do webinar! Provavelmente você ou alguém que você conheça, utiliza uma ferramenta para a criação de projetos em 3D e outro software para o detalhamento do projeto, certo? Nós vamos te mostrar a seguir que com o SketchUp é possível fazer os dois! A criação do projeto em 3D e todo detalhamento do projeto ou ambiente.
O detalhamento do projeto garante:
Mas afinal, como fazer o detalhamento técnico de um projeto criado no SketchUp, utilizando o plugin Gabster? Muitas informações precisam ser detalhadas em um projeto. Medidas, cores e espessuras são apenas alguns itens que fazem parte do detalhamento. Vamos imaginar que você criou um armário no SketchUp utilizando o Plugin Gabster, e agora precisa gerar o detalhamento de todo o armário. Com o Plugin Gabster, o detalhamento do projeto é automático e você não precisa se preocupar em fazê-lo de forma manual e ter que investir seu tempo explicando para o seu marceneiro como fazer a montagem do projeto.
O Plugin Gabster trabalha com o conceito BIM, onde toda a informação de produção está dentro do 3D.
Mas dependendo da complexidade do projeto, existem informações importantes que precisam ser bem detalhadas, como por exemplo:

  • A altura de um móvel se ele for suspenso;
  • Medidas de prateleiras internas de um roupeiro, caso você não trabalhe com furação automatizada;
  • Combinações feitas com o cliente, como por exemplo colocar uma tomada embutida dentro de um móvel.

É importante registrar todas as informações que você de alguma forma não consegue representar no 3D, para que durante a produção do móvel seu montador saiba de todas as especificidades necessárias durante o corte, laminação e montagem do projeto.

Quando precisar detalhar algo no projeto, segue abaixo um exemplo:
Vamos imaginar que você deseja colocar uma informação adicional no módulo de número 15, acima da geladeira.
Clique duas vezes no módulo 15 e note que o restante do projeto ficará com a tonalidade branca.
Agora, clique duas vezes exatamente no número 15 para habilitar o editor de texto.
Nessa etapa, escreva o detalhamento que você deseja deixar claro para o montador do projeto.

Uma grande oportunidade para agilizar as montagens é a utilização do Sketchup Viewer (gratuito para notebook) ou a utilização do app para Android ou IOS. Veja o vídeo abaixo para ver o funcionamento.

Vimos nesse post a importância do detalhamento nos projetos, essa prática melhora consideravelmente a comunicação entre a área de projeto e a produção, como também agiliza as montagens.

Além disso, o detalhamento garante que não hajam paradas indesejáveis na hora de produzir e montar o projeto.

Se você quer saber mais, ou até mesmo tirar dúvidas sobre o assunto, nossos consultores estão disponíveis para te ajudar. Clique aqui, preencha o formulário que nós entramos em contato com você.