A montagem dos móveis é sem dúvida uma das atividades mais críticas em todo o negócio de móveis sob medida. Se tudo ocorreu perfeitamente, desde o desenvolvimento do projeto, coleta de medidas, produção e transporte, fica a cargo do montador o trabalho final de materializar todo o trabalho desenvolvido.

Da mesma forma que o projetista já conta com novas tecnologias de captura em 3D  (Leia mais aqui), o montador pode utilizar tecnologias 3D para facilitar a montagem.

Além da economia de tempo, com estas novas tecnologias ficam evidentes os ganhos obtidos, como:

 

  • Obter mais informações do ambiente 3D, antes mesmo da montagem;
  • Visualizar remotamente dicas e comentários enviados pelos arquitetos;
  • Expandir o modelo 3D, a fim de visualizar todos os detalhes da engenharia dos móveis;
  • Organizar as peças na obra, conforme os lotes de montagem;
  • Realizar a conferência de peças em conjunto com o 3D;
  • Aumento do uso da realidade virtual.

A empresa Ampla Móveis já faz uso dessa tecnologia. Com o SketchUp Viewer, conseguem enviar o projeto 3D para o montador visualizar no Ipad, ou até mesmo no celular. Assim, aparecem todas as informações e visões que o montador necessita para entender o projeto, podendo inclusive, visualizar o sistema construtivo para compreender como montar o ambiente sem erros.

“Antes iam 20 folhas de telas com o projeto e mesmo assim era difícil do montador entender. Agora temos mais segurança, não precisando conferir o trabalho do montador.” – Cecília, gerente da Ampla Móveis

Veja agora um exemplo de utilização dessa ferramenta: