Ideias criativas são a chave para o sucesso em muitas pequenas empresas que estão se reinventando e crescendo. Por isso trouxemos esta dica para o setor de expedição de pequenas marcenarias. Considerada uma atividade crítica, a montagem dos projetos precisa, antes de mais nada, de organização. Com pouco investimento, a Marcenaria Meik Móveis implantou um processo que acabou com a perda de peças e agilizou consideravelmente a montagem dos móveis.

Com equipe de montagem própria, a empresa precisava de uma solução para conferir as peças produzidas, fechar lotes e facilitar a entrega dos projetos. A empresa implantou o Sistema Inspetor da Gabster para conferência das peças produzidas. Para facilitar o manuseio do computador desktop, criou um totem bem funcional ligado a energia e com nobreak, utilizou conexão de rede via wifi e um leitor de código de barras manual. Desta forma conseguiu mobilidade para realizar a leitura das peças em mais de um local dentro da marcenaria.

Com pouco investimento, adquiriu uma máquina de arquear. Esta é uma máquina semi-automática que tenciona, sela e corta a cinta de polipropileno de forma semi-automática com apenas um operador. Desta forma as peças de um mesmo projeto são separadas em um palet, juntamente com as ferragens e itens necessários para a montagem.

Uma empresa que almeje manter-se à frente precisará sempre de boas idéias. Com este post esperamos ter ajudado com uma dica de como organizar a marcenaria, trazendo bons resultados e não necessitando de altos investimentos.

Totem para processo de embalagem

Ebook: Processos para Marcenaria Competitiva