Você sabia que a desorganização na marcenaria pode custar caro e comprometer os resultados do seu negócio? Entenda neste post como é possível manter a marcenaria organizada sem a necessidade de grandes investimentos.

Para que a sua marcenaria tenha condições de crescer, é muito importante estar atento a alguns aspectos muitas vezes ignorados, mas que no longo prazo podem impactar de forma significativa nos resultados e lucros do seu negócio. Com práticas simples você pode fazer a diferença para manter a sua marcenaria organizada, vamos ver como?

Manter a marcenaria organizada torna o ambiente favorável e tranquilo para que a sua equipe entregue com mais produtividade e agilidade, reduzindo os desperdícios, tempo de entrega e custos extras desnecessários.

1. Engaje sua equipe. O primeiro passo para tornar a sua marcenaria organizada é conversar com toda a equipe, mostrar a importância de cada função e evidenciar sua confiança no trabalho de cada colaborador. Lembre-se, para eliminar os problemas ocasionados pela desorganização é necessário contar com a colaboração e empenho de todos.

2. Invista em processos. Com eles você evita que inúmeros equívocos aconteçam, os mais comuns ocorrem durante a montagem de um projeto, ocasionando desperdício de tempo e recursos. Ao estabelecer os processos de cada setor você notará em pouco tempo os resultados. Baixe o eBook sobre Processos na Marcenaria e veja como evitar perdas e ganhar produtividade!

3. Pense duas vezes antes de investir pesado em máquinas. Elas possuem a função de resolver problemas de agilidade na produção, porém existem muitas variáveis que você deve considerar antes de fazer o investimento, como quais são as suas reais necessidades, qual o espaço que essa nova máquina irá ocupar e se será necessário a contratação de operadores especializados para sua operação.

4. Garanta o lucro. Todos os custos da sua marcenaria devem estar dentro do seu preço de venda e para isso você deve considerar suas despesas fixas, variáveis e sua margem de luco. Somente assim você garantirá o lucro no final de cada mês. Faça o download da Planilha Markup e tenha certeza do seu preço de venda!
5. Revise o macroprocesso da marcenaria. Observe a marcenaria como um todo, identificando as áreas que necessitam de melhorias. Uma vez reunidas todas informações monte um plano de ação e ‘’mãos na massa’’.

6. Melhore a circulação. Criar corredores para o trânsito de peças e pessoas pode parecer algo simples, mas que se não for implementado no seu layout produtivo pode comprometer a perfomance da sua equipe, além de possíveis danos em peças já prontas para montagem.

7. Considere locais para armazenagem de peças prontas. Com o aumento do volume de produção podem ocorrer extravios de peças, e a principal causa desse problema está na falta de identificação correta dos projetos e das peças que pertencem a eles. Por isso, considere locais específicos e planejados para o armazenamento desses materiais. Mas atenção, se o espaço reservado não for suficiente, pode ocorrer um manuseio excessivo sobre essas peças, provocando estragos e misturas inadequadas.

8. Elimine a causa dos problemas. Enquanto a sua marcenaria estiver desorganizada, você vai dedicar parte do seu precioso tempo na resolução de problemas, ‘’matando um leão por dia’. Encontrar a causa dos problemas é o principal segredo para eliminá-los. Aprenda como com a História de Pedro.

9. Você é o Maestro. Na gestão de pessoas um maestro precisa garantir que cada ‘’músico’’ saiba realmente tocar o seu instrumento de forma bem afinada. E para que isso aconteça dentro da marcenaria, cada colaborador deve ter clareza do que deve ser entregue, realizando de forma satisfatória o papel de músico na sua orquestra. Saiba mais sobre gestão de pessoas na marcenaria aqui!

10. Compartilhe os resultados. Os resultados são atingidos pelas pessoas, por isso é importante que a cada avanço você compartilhe os resultados com a sua equipe. Os resultados positivos serão o combustível necessário para a sua equipe querer sempre mais.

Dica Bônus

Aplique o 5S na sua marcenaria – Este conceito é mundialmente conhecido e praticado por inúmeras empresas líderes em seus mercados. Com a aplicação dessa incrível filosofia, além de uma marcenaria mais organizada sua equipe trabalhará com mais disciplina e produtividade, levando a sua empresa para um crescimento sustentável sem o desperdício de recursos fundamentais. Confira o artigo completo sobre 5S na marcenaria aqui!

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ