A Gabster está lançando uma nova biblioteca de componentes para mobiliário, mais versátil, com módulos virtuais ricos em detalhes e habilitados para a produção automatizada. A nova biblioteca entrega mais liberdade para projetistas, especificadores e arquitetos. Ao mesmo tempo, mantém toda padronização da engenharia paramétrica que possibilita a marcenaria ganhos com economia de custos.  

Não por acaso, outubro é o mês de grandes lançamentos na Gabster. A Plataforma passou por uma grande evolução, onde novos conceitos foram incorporados para levar, principalmente para pequenas e médias marcenarias, novas oportunidades de negócio. A partir de agora os clientes da Gabster terão maior visibilidade podendo apresentar os seus produtos a arquitetos e especificadores. Além disso, poderão começar a utilizar um série de novos serviços provenientes da conexão da plataforma com grandes fabricantes do setor.

Entenda mais sobre o conceito de processo construtivo transformador em nosso e-book, clicando aqui.

A nova biblioteca será chamada de CE 2801. O nome é cheio de significado. CE de Content Enabled, que significa que todo componente deve ser rico em informações e deve atender as necessidades de informação para a produção seguindo um padrão. O número 2801 é o número de bibliotecas já criadas pela Gabster em seus 7 anos de atuação, ou equivalente a 400 bibliotecas criadas em média por ano.

A partir de agora as bibliotecas da Gabster já serão construídas, considerando uma série novos parâmetros exigidos pelo mercado mais conectado. Bibliotecas de componentes devem ser compatíveis em todo o ciclo da cadeia, e ricas em detalhes para serem utilizadas por todos os envolvidos. Afinal, nenhum projeto é uma ilha, veja mais no e-book clicando aqui.

Conectando verdadeiramente design, projeto e produção, a nova biblioteca de componentes CE 2801 foi desenvolvida a partir da nova visão de uma indústria construtiva muito mais eficiente, baseada no conceito de Processo Construtível 3Cs, desenvolvido pela Trimble Inc.

Os 3Cs da Trimble

Construtível = modelos que possuem todos os detalhes necessários para construir e fabricar
Conteúdo Habilitado = Componentes ricos em dados e especificações para a produção
Conectado = Aumento da produtividade através da conexão de todo o processo

Os componentes da nova biblioteca garantem mais liberdade para quem cria ambientes sob medida, elevando-os a outro patamar de personalização.

É mais liberdade para a criação do projeto 3D, sem comprometer a produção:
Tratando-se de modelos 3D, o principal valor da nova biblioteca está na simplificação do desenvolvimento de modelos mais abrangentes e flexíveis, tornando os dados de construção mais úteis no fluxo de trabalho como um todo.
  • Conformidade com o sistema construtivo configurado na marcenaria;
  • Maior colaboração com arquitetos e especificadores externos;
  • Padronização para manter a compatibilidade com demais projetos;
  • Versatilidade sem a obrigação do uso de plugins pelos arquitetos;
  • Compatível as regras de economia de escala;
  • Nível de padronização para garantir facilidade de transporte e montagem;
  • Compatível com método de produção escalável.

“- A modelagem habilitada por conteúdo ajuda os especialistas, em qualquer fase do projeto a melhorar e entender a intenção do designer para a estrutura concluída. Isso capacita que aqueles menos familiarizados com o processo de design se envolvam no processo colaborativo antes do fluxo de trabalho de construção iniciar.”
O Conteúdo construtível remove as suposições, eliminando o espaço para interpretação. Assim aumenta-se a assertividade, eliminam-se confusões e interpretação sobre o que o componente é, como ele executa, para onde vai ou como deve ser instalado. Uma grande vantagem da biblioteca CE 2801 é a possibilidade dos arquitetos utilizarem sem a obrigatoriedade de um plugin para marcenaria. Normalmente os profissionais de projeto estão interessados em plugins e ferramentas para cálculo, projeto estrutural, hidráulico e elétrico. A obrigatoriedade da instalação de um plugin específico, de nicho, pode dificultar a relação. Por isso é importante a distribuição sem a obrigatoriedade de manipulação por plugins.

Confira alguns componentes da nova biblioteca CE 2801:

Conceitos importantes considerados no desenvolvimento da nova biblioteca

Consistência Na Gabster geramos um conteúdo rico em detalhes dentro dos componentes atualizáveis pela plataforma. Por isso disponibilizamos bibliotecas extensas, com conteúdo gerenciável onde especificadores, projetistas, arquitetos, calculistas e gerentes de projeto recebem as atualizações quando precisam. Nunca haverá ambiguidade ou duplicação de esforços.

Precisão É comum para designers e especificadores utilizarem componentes personalizáveis. No entanto se os componentes forem manipulados por plugins ou ferramentas com uma visão ainda artesanal, muitas inconsistências ocorreram quando os padrões gerais precisarem ser ajustados. Facilitar o trabalho momentaneamente pode gerar inconsistências. Quando qualquer fabricante mudar algo, rapidamente tem-se muitos projetos incorretos a partir de modelos imprecisos. Quando uma biblioteca possui conteúdo habilitado, é estruturada conforme este conceitos, tudo é atualizado automaticamente. Assim os envolvidos ficam sabendo que os dados do modelo são relevantes e atualizados sem ter que gastar tempo verificando dupla e triplamente cada componente.
Conhecimento O mais importante é ter certeza de que os modelos fazem sentido para todos os envolvidos no processo de construção. Ambiguidade, ausência de metadados e outros problemas podem levar a erros e retrabalho, criando longos atrasos e até prazos perdidos. Um provedor de conteúdo gerenciado garante que as especificações dos componentes são atuais, consistentes e ricas em dados, portanto, os modelos permanecem relevantes e viáveis em todas as fases.
Se você ficou interessado em conhecer a biblioteca e já é cliente da Gabster, fique atento aos seus e-mails pois receberá o aviso de habilitação da nova biblioteca, dicas de uso e material de treinamento para os mais de 20 componentes. Lembre-se que o conteúdo precisa ser habilitado, então atualizaremos a sua nova biblioteca conforme o seu padrão construtivo. Se você ainda não é cliente da Gabster e ficou interessado clique neste link para conhecer mais sobre as nossas soluções.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ