Neste conteúdo você vai conferir uma super entrevista com Jason Li e Charles Corley, sócio e diretor de desenvolvimento organizacional da M Moser Associates sobre como o método construtivo virtual, criado a partir do SketchUp e LayOut, integra todas as etapas do design até a entrega, tornando o software 3D uma ferramenta vital de comunicação durante todo o processo do projeto.

gabster-imagem-sede-m-moser-metodo-construtivo-virtual

O que significa o termo “VDC” para M Moser?

Charles: Este termo significa método construtivo virtual (Virtual Design and Construction), e com isso entendemos um fluxo de trabalho em modelagem 3D inteiramente construtível, que possibilita a qualquer uma das partes interessadas compreender e participar do projeto. 

Tornamos tudo muito claro para todos os participantes independentemente de treinamento ou experiência, e dessa forma não dependemos de documentos altamente codificados de plantas, e cortes. Uma mesa parece uma escrivaninha; uma parede parece uma parede. Você não precisa de um especialista para interpretar os projetos de construção para entender tudo e começar a trabalhar.

Preferimos ter o máximo de responsabilidade possível sobre um projeto. Na melhor das hipóteses, somos o arquiteto, engenheiro, comprador e contratado. Em todos os nossos escritórios pelo mundo, usamos o método construtivo virtual devido à necessidade de todos se entenderem. Temos uma variedade de culturas, entendimentos e origens em construção. Queremos que as pessoas se envolvam de maneira significativa e tirem o melhor proveito da contribuição e expertise de cada um, construindo um projeto no Sketchup bem antes de chegar a construção.

O Método Construtivo Virtual é uma estratégia de comunicação que coloca todos no caminho para o resultado certo.

Em quais tipos de projetos vocês se concentram como empresa?

Charles: Nós projetamos e construímos locais de trabalho. Não apenas escritórios corporativos, mas também campos corporativos, laboratórios, hospitais privados, instalações privadas de ensino e locais de trabalho de todos os tipos. Usar uma ferramenta ágil como o SketchUp também é extremamente importante, pois esses tipos de projetos podem passar por constante mudanças. 

A flexibilidade do SketchUp permite que toda a equipe, incluindo clientes, especialistas e contratados acompanhe a evolução dos projetos. O software garante que as mudanças de layout em função de fusões, aquisições e novas instalações, não impactem de forma considerável os prazos de entrega da obra.

gabster-imagem-metodo-construtivo-virtual-construcao-sketchup

No SketchUp, a construção virtual começa a ganhar vida.

gabster-imagem-metodo-construtivo-virtual-render

O render da engenharia também pode ser encantador para o cliente.

O que é único na maneira de criar os projetos na M Moser Associates?

Charles: De certa forma, somos uma espécie de criança terrível. Somos radicais em relação a mudanças e estamos constantemente evoluindo a maneira como pensamos sobre informações de construção. Onde muitas empresas estão mergulhadas em documentação mais tradicional, estamos tentando tornar qualquer registro de informações de construção um subproduto da colaboração real e do trabalho em 3D.

”Não queremos enviar pilhas de documentos para pessoas que nunca vimos antes e dizer: “Vá ler isso e volte para nós com um orçamento”. Preferimos envolvê-los desde o começo e isso significa que todos na negociação, contratados, fornecedores e clientes trabalhem juntos no 3D, do conceito à conclusão.”

Estamos tentando sacudir a árvore onde há muitas pessoas que não querem mudar, evoluir. Jason e eu temos muitas histórias de guerra sobre como as pessoas são incrivelmente teimosas para mudar e não querem considerar novas alternativas. Dividimos várias suposições como “Você não pode usar o Sketchup para documentos oficiais para enviar ao governo” ou “Não é preciso o suficiente” ou “Não podemos colaborar com consultores usando outro programa”. 

Jason: M Moser poderia ser considerada bastante singular na indústria porque nosso foco não é apenas no design. Temos que considerar os empreiteiros e a construção. Para muitas empresas, seu papel termina quando eles entregam os desenhos e os documentos preenchidos, enquanto nós entregamos um resultado completo. E, além disso, nosso papel às vezes continua em operação na manutenção.

gabster-imagem-metodo-construtivo-virtual-layout-detalhamento-modelado

O detalhamento da construção no LayOut pode ser modelado para todos os projetos de uma região.

Seus designers são encarregados de produzir modelos construtíveis. Eles podem fazer isso na primeira passagem? 

Charles: Nem todo designer tem experiência para realmente entender a construção. Eles tendem a desenhar a intenção do design e, em seguida, precisam trabalhar com outras pessoas para descobrir o que é possível.

Recentemente tivemos uma equipe discutindo um intrincado balcão de recepção. O empreiteiro na sala apontou: “Se a mesa fosse quatro centímetros mais curta, poderíamos usar componentes de prateleira e não precisaríamos fabricar nenhuma peça personalizada”. O designer fez a alteração corretamente, racionalizando que isso não afetaria realmente a aparência geral, mas oferecia uma redução significativa no custo e no tempo de execução. Milhares de discussões colaborativas como essa ocorrem constantemente, muitas das quais não seriam possíveis em 2D.

Jason: Nós colaboramos diariamente; Não é como uma fábrica onde eu faço meu trabalho e passo para outra pessoa, ou “Aqui está uma pilha de desenhos, você faz.” Os projetos são realizados através de discussão e brainstorming. As pessoas têm diferentes origens e assim podemos realmente evitar interpretações erradas sobre o que o designer pretendia.

O sequenciamento de construção virtual pode economizar tempo e recursos.

As pessoas sempre terão opiniões diferentes. Como lidar com isso durante as definições do projeto?

Charles: O que você veria em nossas reuniões seria um grupo de pessoas de diferentes profissões, olhando para um modelo sendo rodado em uma tela grande. A pessoa que lidera a reunião não está chegando com todas as respostas, ela é a “principal questionadora”. A equipe responde os problemas juntos, marcando o modelo ao vivo e tirando as capturas de tela. Eles falam sobre o que precisa mudar e, às vezes, até mesmo fazem essas mudanças imediatamente. É uma grande atividade em equipe.

A noção de sucesso vem principalmente do cliente, mas muitas vezes há opiniões múltiplas. Podem ser: “Quero ter certeza de que tenho a quantidade correta de salas de reunião”; outra pessoa: “Eu quero ter certeza de que terminaremos a tempo”; outra, “quero ter certeza de que meu chefe vindo do exterior ficará feliz”, e assim por diante. Esses objetivos se misturam e formam a definição de um projeto bem-sucedido.

Jason: Estamos usando o método construtivo virtual como uma metodologia para garantir que arquitetos, engenheiros, profissionais, especialistas e cliente possam se comunicar em uma plataforma igual. Nosso objetivo é que todos entendam os objetivos do projeto para alcançar os resultados esperados.

gabster-imagem-metodo-construtivo-virtual-entrega-projeto

A colaboração ao longo de um projeto contribui para uma entrega tranquila.

gabster-imagem-metodo-construtivo-virtual-recepcao-construcao

Uma bela área de recepção antes, durante e depois da construção.

Produzir um método construtivo virtual parece ser um exercício demorado. É mais eficiente do que parece?

Charles: Muitos diriam que você pode fazer algo no AutoCAD mais rápido ou mais fácil do que no SketchUp. Descobrimos que não é o caso se você usá-lo de maneira inteligente. 

Muitas vezes existe uma falsa compreensão da eficiência do tempo. Entregue um projeto a uma equipe ou projetistas e eles podem passar centenas de horas fazendo os desenhos, sem perder tempo para entender a construção. Um stakeholder sênior teria que passar por cada página dos desenhos para verificá-los, aplicando os necessários 20 anos de experiência para efetivamente decifrá-lo. 

Jason: O método construtivo virtual força os profissionais que estão fazendo os desenhos a pensar sobre o que estão construindo, e por esse motivo não podem simplesmente desenhar linhas. Em seguida, eles dividem o modelo em diferentes viewports no LayOut para ver imediatamente se algo não está funcionando.

A principal diferença é que quaisquer alterações são imediatamente ecoadas por todo o conjunto. O trabalho de todos é mais rápido e mais fácil. 

Todo o fluxo de trabalho é comprimido e mais evidente para todos em um piscar de olhos. Erros são gritantes: “Oh, olhe, esta parede não está atendendo corretamente ao montante.” Podemos ver onde a capacidade de construção está correta e onde ela está falhando, e podemos resolvê-la cedo. Também há menos tempo gasto em visualizações. Podemos usar uma extensão para fazer rapidamente perspectivas de qualquer posição em minutos, em vez de horas.

 

gabster-imagem-metodo-construtivo-virtual-canteiro-obra

Encontrar conflitos nessa etapa, diminui as chances de problemas no canteiro de obra

gabster-imagem-metodo-construtivo-virtual- animacao-3d-explodido

Copiar soluções de projeto para projeto permite que a Northpower Stålhallar economize tempo ao desenvolver os projetos

Quais perspectivas seus clientes podem esperar nos primeiros estágios do projeto?

Jason: Nosso objetivo é fornecer visuais espetaculares para ajudar a transmitir nossa ideia. Ao mesmo tempo, tínhamos uma equipe de especialistas em visualização dedicada à renderização, mas isso tornou-se um gargalo porque o tempo tinha que ser reservado com os poucos projetistas 3D treinados naquele software.

Agora, estabelecemos maneiras de fazer o máximo possível no Sketchup, que é o caminho mais rápido. Não há uma curva de aprendizagem íngreme. Todo mundo pode tê-lo e todos podem usá-lo para desenvolver renderizações maravilhosas com extensões, por isso não é necessário tantos especialistas. Em Xangai e Cingapura, usamos renderizadores como o Enscape. Na Índia, nos inclinamos mais para os renderizadores baseados em CPU, incluindo o SU Podium.

Charles: Ao fazer a transição para a metodologia método construtivo virtual, garantimos que as perspectivas permaneçam fiéis à vida. Também podemos oferecer renderizações bonitas, para que você possa ver rapidamente as coisas de um ponto de vista diferente. Há uma agilidade que é perdida ao criar perspectivas com outros fluxos de trabalho em que as mesmas visualizações limitadas são atualizadas repetidas vezes.

gabster-imagem-metodo-construtivo-virtual-ambiente-trabalho-produtivo

Render – Um local de trabalho visualmente deslumbrante é um local de trabalho produtivo.

A metodologia envolve regiões?

Charles: Desenvolvemos nossa abordagem porque trabalhamos com empreiteiros treinados de maneiras muito diferentes, maneiras que continuam até hoje. No entanto, achamos que o aspecto de construtibilidade do método construtivo virtual é aplicável em qualquer lugar. Há um grande valor em ser capaz de fazer maquetes virtuais e dizer: “Você tem certeza de que é isso que você quer? Porque olhe aqui, isso poderia ser melhorado.”

O método construtivo virtual elimina recursos e materiais desperdiçados, em função de uma atenção sem precedentes aos detalhes antes de chegar ao local. Se você pensar em todo o projeto como sistemas separados que devem se unir, há uma enorme quantidade de coordenação necessária no que era tradicionalmente chamado de estágio de desenvolvimento de projeto. Agora escolhemos chamar isso de desenvolvimento integrado porque estamos essencialmente combinando os sistemas de energia, iluminação, partição e mobília.

O estágio de desenvolvimento integrado é onde grande parte das mudanças ocorrem e onde   decisões são tomadas. A documentação para o registro está memorizando o que havíamos concordado durante todo esse esforço colaborativo. Documentos ainda podem ser necessários por enquanto, mas eles registram o que já foi elaborado e entendido por todos e não servem para obter esse acordo. Isso foi feito através de um modelo altamente construtível – uma construção virtual.

gabster-imagem-metodo-construtivo-virtual-materiais-naturais

Fotografia do produto acabado, um espaço limpo e nítido com materiais naturais.

About M Moser Associates 

A M Moser Associates é especialista na concepção e entrega de ambientes de trabalho desde 1981, com clientes dos setores corporativos, de saúde privada e educação. Com mais de 900 funcionários em 16 escritórios em três continentes, a empresa oferece uma abordagem holística para ambientes de trabalho físicos e digitais de todas as escalas.

Saiba mais em https://www.mmoser.com/en/

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ