Uma ideia bem apresentada é fundamental. No mundo e no mercado da engenharia e arquitetura, este tipo de iniciativa é inerente a qualquer projeto. E o SketchUp é uma ferramenta que se revela cada vez mais como uma solução inteligente para auxiliar a todos os profissionais que atuam neste exigente mercado.
Uma das funcionalidades que o SketchUp permite é a inclusão de bibliotecas com desenhos técnicos de peças unitárias – chapas, pisos, cerâmicas, metais, e outros componentes – ou de produtos completos e complexos, que servirão para o projetista incluir no seu esboço. A Gabster faz o processamento destas estruturas tridimensionais.
Porém, para garantir eficiência no desenvolvimento dessas bibliotecas existe a necessidade de profissionais capacitados para fazerem este trabalho.
A Gabster protagonizou, então, a implementação do curso de modelagem 3D que contou com a colaboração do Engenheiro de Computação Eduardo Silva Martins e que reuniu alunos e ex-alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para aprenderem a criar componentes dinâmicos para o mercado.

Know How em projetos dinâmicos

A possibilidade ocorreu em contato com o CEO da Gabster, Cleando Nilson, que ofereceu o curso elaborado pela empresa como meio de qualificar estudantes na modelagem para o SketchUp.
Anteriormente, a Gabster já havia firmado parceria com a Unisinos e Tecnosinos, na capacitação de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Porém, desta vez, a proposta foi levar a qualificação até os alunos do IFPB, Campus Princesa Isabel – cidade localizada no sertão, a 420 km de João Pessoa – dando a oportunidade desses estudantes operarem uma ferramenta moderna e cada vez mais necessária em suas áreas de atuação.
O professor Rinaldo Rodopiano, da área de projeto arquitetônico do IFPB, indicou alguns alunos destaque em suas disciplinas para participarem dos cursos de componentes dinâmicos. Tudo é passado pela Equipe de Modelagem da Gabster, que conta com o suporte de Caroline Flores e Lucas Brizolla, ambos engenheiros da empresa.
O projeto já ocorre pela segunda edição. A primeira aconteceu em janeiro deste ano, e a nova turma começou as aulas a partir de abril. Para esta etapa, 35 alunos foram selecionados dentro das disciplinas relacionadas à modelagem de projetos do curso técnico em Edificações do IFPB. Os estudantes foram divididos em duas turmas e, como se trata de uma qualificação EAD, conectam-se e acompanham os conteúdos em suas próprias casas.
“Tínhamos encontros semanais durante a realização das aulas da primeira turma, porém nessa segunda, devido às medidas de contenção da pandemia do Covid-19, essas reuniões presenciais não estão ocorrendo”, explica o engenheiro em computação.
Para o Eduardo, o curso abre horizontes, permitindo aos alunos desenvolverem projetos profissionais. “Acho que participar desse curso, concluir e entregar um modelo no nível que a Gabster exige, é uma grande mudança nas suas perspectivas de carreira”, ressalta.
O engenheiro entende que quando os estudantes percebem que podem trabalhar com essa tecnologia, que podem produzir online de suas casas e ampliarem suas rendas, há um aumento de autoestima. “Eles conseguem ver que estão entregando um produto adequado ao mercado”, pontua Martins.

O desafio

Ao fim de cada curso, um desafio é lançado. E a ideia é usar os conhecimentos adquiridos e desenvolver um componente real. “No final das aulas, os alunos já entregam uma modelagem real. Mas o desafio proposto foi a entrega de mais dois itens, nesse caso, um componente elétrico e uma porta”, explica o engenheiro.
Dentro de um prazo definido, aqueles três primeiros que entregam o item com a melhor qualidade e no menor tempo, recebem uma premiação. “A Gabster seleciona dois componentes, com as medidas necessárias, e cada um dos estudantes os desenvolve”, conta Eduardo. Ele entende que é um estímulo extra, além de uma premiação, os alunos conseguem ampliar a sua variedade de conhecimentos na prática.
“Espero que sirva de inspiração para outros estudantes da área”, revela Eduardo. A qualificação é vista como atitude em prol da educação e desenvolvimento profissional por ele e pelos alunos. O projeto já existe há seis meses e contar com a Gabster é dar a oportunidade para que os estudantes possam atender as exigências de um novo mercado”, conclui.
Os alunos que se destacarem durante as aulas terão a oportunidade de participar de projetos desenvolvidos pela Gabster no futuro. Com certeza é um incremento de renda e uma vantagem competitiva na construção de um currículo consistente.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

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