“A característica que mais distingue o darwinismo de todas as outras teorias é que a evolução é vista como uma função da mudança da população e não da mudança do indivíduo”.
Em termos competitivos para as empresas: é a criação de conhecimento, a capacidade das empresas de criar e armazenar conhecimento sobre o mercado e gerar inovações. Em outro artigo já comentamos sobre como este processo de lançamento de inovações, de novas tecnologias, está possibilitando a entrada de novas empresas no mercado (Leia mais aqui). O poder do capital está dando lugar ao poder do pensamento. Pequenas empresas ágeis e enxutas, conseguem lançar produtos e desenvolver novos serviços que desbancam empresas com anos de mercado. fabrica de móveis

Somos obrigados a processar mais informações ao mesmo tempo, informações em diferentes formatos. O nosso principal equipamento, o cérebro, é mais exigido hoje do que antigamente.
Mais conectados à internet, acessamos qualquer tipo de informação com a ponta dos dedos. Economizamos em deslocamento, para buscar conhecimento, tudo está a disposição, recebemos informação relevante por e-mail, mesmo sem ter pedido.
Em 1930, com o surgimento do planejamento estratégico, era sugerido a revisão da estratégia de 5 em 5 anos. Isso hoje é impossível. Revisando alguns autores e a história do planejamento estratégico, temos Gary Hamel que fala que uma empresa não consegue ser boa em tudo e Peter Drucker que enfatiza que o cliente deve ser colocado em primeiro lugar, no centro do organograma da empresa.

Estabelecer horizontes ou os limites que a empresa deverá atuar, significa escolher a área de especialização da marcenaria. Por exemplo, a marcenaria pode terceirizar pintura, confecção de portas e design de produto.
A busca por parceiros, fornecedores de solução, é uma das principais funções do novo administrador da marcenaria.
Contudo, não adianta o empreendedor e sua equipe ficarem debruçados sobre teorias. Só com um pensamento estratégico baseado em colaboração e interação, com discussão de soluções, é possível desenvolver um plano de execução.
Na empresa diversos pontos devem ser considerados:
- Como a estrutura da empresa será definida para atender a estratégia;
- Como será a administração da rotina da empresa para atender a estratégia;
- Quais as funções, atribuições e responsabilidades de cada um dos colaboradores internos;
- Quais funções, atribuições e responsabilidades podem ser executadas por empresas parceiras?
- Qual o tamanho dos passos que poderão ser dados durante o caminho. Planos maiores que a capacidade podem gerar frustrações;
- Qual o incentivo dado as pessoas envolvidas na evolução do negócio;
- Como poderão ser realizadas modificações no plano, frente a novas descobertas e mudanças com inovações?
Tenha certeza que a sua marcenaria é capaz de realizar tudo isso. Conte com a Gabster para ajudá-lo nesses seus desafios!
Fale com um de nossos consultores
Sobre a Gabster
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ
Dicas práticas para adequar os rumos da sua marcenaria!
Em tempos estranhos e com desafios incomuns, nada melhor do que...
É hora de agir! Oportunidades para sua marcenaria
Pois bem, o mundo virou de cabeça para baixo. As certezas que...
Inovação em modelo de negócio: O sucesso futuro da sua marcenaria
Você já se perguntou por que muitas marcenarias enfrentam diversos...
Marcenaria de Sucesso | eBook – Checklist: 3 passos para vender mais e melhor elevando a sua proposta de valor
Ter uma marcenaria de sucesso é perfeitamente possível. E se você...
Descubra 5 iniciativas para resolver a demora nos projetos de interiores
Com o objetivo de ajudar os arquitetos a resolver os principais...
SketchUp & Gabster: Na prática, o maior segredo para vender projeto com alto valor agregado
O grande mestre Sun Tzu em seu famoso livro: "The Art of War"...
Gabster na Prática – Como criar projetos com variações e estilos de produtos diferentes no SketchUp – Vídeo 3
Nos últimos conteúdos publicados aqui no blog, você obteve dicas...
3 passos de como descobrir o produto certo para os seus clientes – Proposta de Valor Para Marcenaria – Vídeo 2
Você sabe que tipo de oferta a sua marcenaria está oferecendo ao...
Proposta de valor para marcenaria – Tudo o que você precisa saber – Vídeo 1
Já se passaram 4 meses e Eduardo não consegue manter um fluxo...