venda de ambientes personalizados que envolvem marcenaria, é formada por muitas operações. É um processo pode ser muito otimizado, quando da utilização de tecnologias 3D que conectam escritórios, fábricas e marcenarias. As novas tecnologias, além de facilitar a visualização do projeto, já possibilitam a conexão em tempo real (através da internet) com os diversos fornecedores do escritório. Elaboramos um estudo sobre os tempos envolvidos neste processo de venda (após o levantamento das necessidades). Veja como é possível economizar 14 horas (ou mais), considerando as fases de desenvolvimento, orçamentação e entrega do projeto na marcenaria:

Tempo para desenvolver o projeto

Ao desenvolver um projeto com componentes dinâmicos e editáveis no Sketchup, o profissional ganha tempo pois não precisa desenhar todas as partes do mobiliário. Basta inserir os componentes e dimensioná-lo conforme a necessidade, aplicando as texturas possíveis e disponíveis na galeria. Com a utilização de uma ferramenta gráfica, com todas as informações reunidas, o desenvolvimento do projeto pode reduzir de 4 horas, para 2 horas.

Potencial de ganho: 2 horas

Tempo para gerar o primeiro orçamento.

O cálculo do orçamento do ambiente é a atividade onde pode-se economizar mais tempo, ao utilizar uma ferramenta digital e conectada a um sistema de orçamento on-line. Normalmente um profissional pode perder de 2 a 3 horas coletando informações sobre materiais, consultando fornecedores por telefone, sem contar no tempo que pode ser necessário de deslocamento até uma marcenaria, caso não consiga expressar claramente a necessidade do projeto. Com o auxílio de uma plataforma como a Gabster que conecta fornecedores, o cálculo do orçamento ocorre em tempo real.

Com um cálculo automatizado e imediato o potencial de ganho médio de 4 horas.

Tempo para ajustar orçamento.

Imagine que o preço do projeto foi apresentado, mas ficou fora do orçamento do cliente. Então ajustes precisarão ser feitos no projeto para então calcular novamente o orçamento. Com a utilização de uma plataforma de integrada com os fornecedores, este tempo fica muito reduzido. Basta o profissional realizar as adequações e o orçamento é recalculado em segundos.

Potencial de ganho de 2 horas.

Tempo para criar projeto executivo.

O detalhamento do projeto técnico é com certeza a tarefa mais exaustiva do escritório. O projeto visual é praticamente refeito por completo, só que agora com todas as cotas, muitas vezes em 2D e que envolve necessariamente o conhecimento de engenharia do mobiliário. Com o uso de componentes dinâmicos para Sketchup, que possuem o sistema construtivo dos móveis. a necessidade do detalhamento técnico é extinta.

Este é um alívio considerável no processo de projeto do escritório com um ganho de 3 horas de projeto.

Tempo para tirar dúvidas dos marceneiros e fornecedores.

No processo tradicional, o arquiteto precisa repassar todos os detalhes técnicos do projeto e tirar dúvidas sobre o ambiente, medidas e desejos dos clientes. É um momento delicado para o sucesso do projeto. Além do mobiliário, muitas informações sobre o ambiente são importantes como posição de pontos de energia, hidráulicos, iluminação e outros.

A grande vantagem ao utilizar um sistema único que integra o escritório aos fornecedores, é a garantia da perfeita comunicação. Todas as informações do projeto com observações do ambiente serão transportadas através do 3D para a marcenaria e o mesmo para os montadores que utilizarão o projeto 3D no tablet ou smartphone na obra.

Ganho de 2 horas em redução de reuniões e dúvidas posteriores.

Com o uso da plataforma on-line, arquitetos, designers e marceneiros ganham agilidade, segurança e reduzem o custo com especificação, orçamentação e entrada do projeto na marcenaria. Desta forma, a redução em número de horas, no processo de criação e venda de produto é muito relevante. Estudos apresentam que, para a criação de um ambiente personalizado, considerando modelagem, orçamentação, apresentação, revisão e detalhamento técnico são consumidas 18 horas de um profissional. Com uma plataforma de comunicação integrada ao Sketchup este número pode cair para 4 horas. Esta é uma otimização de tempo possível e baseada nos cases dos clientes Gabster.
7 Dicas para colaborar remotamente

7 Dicas para colaborar remotamente

Sentindo-se desorientado longe de suas rotinas de trabalho habituais? Trabalhar remotamente pode ser um sonho que se tornou realidade, ou não. Seja qual for o segmento em que você atua, está com a gente na comunidade global do SketchUp. Por isso, temos alguns truques...