Especializada na construção de pavilhões, a Northpower Stålhallar é uma construtora com sede em Estocolmo, na Suécia. A empresa é especialista na utilização do sistema construtivo steel frame. Veja neste conteúdo, todos os bastidores do fluxo de trabalho da construtora e entenda como o SketchUp possibilita de forma simples e fácil, a personalização dos projetos e a criação do projeto executivo no LayOut.

Vamos nessa?

steel-frame-sede-da-empresa-sueca

Conte-nos um pouco sobre Northpower Stålhallar. A Northpower Stålhallar foi fundada em 2006 por dois irmãos e era uma empresa completamente diferente do que se vê hoje. Nossos fundadores iniciaram em um pequeno escritório sozinhos. Desde então, a empresa cresceu para quase cinquenta funcionários. Quinze pessoas trabalham no escritório, cinco pessoas trabalham na solda, em nosso departamento de produção, e o restante está trabalhando nas construções de nossos projetos.

steel-frame-sede-da-construtura-frente

Edifício da Northpower Stålhallar. Inclui a oficina, onde muitos desenhos do SketchUp ganham vida.

Qual foi a primeira experiência da empresa com o SketchUp? No começo, os dois irmãos viam outras empresas de construção trabalhando com 2D e pensavam, “Nós não queremos usar o 2D, queremos usar o 3D porque você pode visualizar o design muito melhor”. Então, eles começaram a procurar no mercado  quais seriam as melhores ferramentas para a construção de projetos 3D, considerando o sistema construtivo steel frame.

Uma empresa lhes enviou uma escadaria para um projeto e um dos fundadores percebeu que ela estava desenhada no SketchUp, e então pensou: “Se eles podem fazer isso, eu também posso!”. Baixou o SketchUp na hora e começou a fazer testes. Achou fantástico! E o custo era muito menor do que outros programas.

Podemos conhecer um pouco mais da Northpower Stålhallar e fazer um tour virtual pela empresa? Claro! Vamos nessa! Quando você passa pela entrada, pode visualizar nossa oficina. Tudo o que é feito lá foi projetado no SketchUp. Construímos salões de aço, por isso claramente nosso pavilhão é construído em steel frame.

estrutura-steel-frame

Projetos de Pavilhões de aço são uma assinatura da Northpower Stålhallar

Há também um refeitório, onde todos almoçamos juntos. Você pode pegar o elevador para chegar ao segundo andar e chegar até os nossos escritórios. Quando você subir, verá uma grande sala de estar aberta com sofás e TVs, onde pode sentar e relaxar enquanto aguarda uma reunião. Também temos tênis de mesa, bilhar e sala de ginástica.

Toda a estrutura em steel frame da nossa sede
foi projetada no SketchUp.

Uma cena do refeitório do projeto do escritório Northpower Stålhallar

Quais são as etapas do ciclo de um projeto e como o  SketchUp ajuda para que esse processo saia mais rápido do papel? Em um projeto típico, nosso cliente terá uma ideia do que deseja construir, sentamos com ele e discutimos suas necessidades. Nossa equipe desenhará uma ideia inicial ao vivo no SketchUp. 

Durante a construção da ideia, questionamos o cliente: “Você quer uma parede aqui ou aqui? Você precisa de uma janela aqui ou aqui?” Essa é a melhor coisa que você pode fazer com o Sketchup – decidimos tudo de maneira direta e muito rápida. Se o cliente tiver um bom senso do que deseja, você pode desenhar e entregar essa ideia inicial em algumas horas. É fantástico.

Um modelo 3D no SketchUp permite que a equipe da Northpower Stålhallar visualize melhor o espaço a ser construído.

É interessante quando você começa a trabalhar com um cliente e ele vê o quanto você pode modelar com rapidez os componentes 3D. Ele está acostumado com esboços de papel e quando se deparam com as facilidades do SketchUp, comentam: “Ah! Eu tenho que aprender isso também ”.

Quando terminamos o design inicial, é hora de fazer os desenhos 2D. Usamos o LayOut para apresentar as projeções aos nossos clientes. É muito fácil atualizar nossa documentação com o LayOut enquanto fazemos ajustes no modelo.

Geralmente nossos clientes precisam enviar projetos legais ao governo para obter a aprovação da obra. Após permissão para construir,  começamos o projeto executivo. Nossos engenheiros levam aproximadamente uma semana para trabalhar nos documentos para a construção. Enquanto isso, é realizado o pedido dos materiais de nossos fornecedores.

Um projeto executivo criado no LayOut

Você pode falar sobre como você colabora com seus fornecedores usando o Sketchup? Nós sempre recomendamos aos nossos fabricantes a entregar todos os modelos em 3D. É uma prática que virou regra na construtora. Então,  quando pedimos algo enviamos nosso modelo e mostramos o que precisamos.

Para a  Northpower Stålhallar, tudo pode ser modelado em 3D, incluindo parafusos e porcas

O fornecedor nos envia o modelo 3D com partes específicas, normalmente como arquivos IFC. Em seguida, importamos o arquivo IFC para nosso modelo do Sketchup para ver se há algum conflito. É muito mais fácil olhar em volta de um modelo 3D do que desenhos 2D com medidas. Tudo isso é verificado no SketchUp de forma rápida, garantindo mais agilidade na manipulação dos arquivos. 

Quando você inicia um novo projeto no SketchUp, você começa do zero? Você tem algum fluxo de trabalho que economiza tempo ao trabalhar em um novo projeto? Nós implementamos medidas padrões que aplicamos aos modelos o máximo que podemos. É muito mais fácil usar o Sketchup dessa maneira, com um sistema de grade. Impulsionamos os clientes a usar esses padrões para que possamos desenvolvê-lo e criá-lo com mais facilidade.

Northpower Stålhallar leva este design até o projeto final usando o SketchUp

Também construímos a maioria dos projetos a partir de um modelo padrão, onde buscamos soluções em 3D dos projetos já criados. Quando você está projetando em 3D, é muito fácil inserir essas informações. Construímos uma biblioteca no SketchUp e dessa forma, é muito mais fácil inserir diretamente os componentes da biblioteca para o modelo.

 

Copiar soluções de projeto para projeto permite que a Northpower Stålhallar economize tempo ao desenvolver os projetos

Como uma empresa que usa o SketchUp desde o conceito até a fase de construção, você pode compartilhar sua opinião sobre o uso do SketchUp para desenvolver um sistema construtivo? Antes de começar na Northpower Stålhallar, tudo o que eu ouvia era de pessoas usando o SketchUp para criar uma ideia de como algo seria – a casca exterior, digamos. No entanto, aprendi que você pode usá-lo para projetar exatamente o que e como você vai construir. Se algo está errado em 3 milímetros, não vai encaixar. Então,  desenhamos tudo com precisão milimétrica e o SketchUp faz isso perfeitamente.

Esta cena se foca na estrutura de aço de um depósito; encontrar um conflito aqui elimina problemas no local

Como você usa os modelos do SketchUp para trabalhar com sua equipe de construção? Compartilhamos modelos com nossos trabalhadores da construção através dos seus laptops ou smartphones pelo SketchUp Viewer. Toda vez que atualizamos algo importante, eles veem essas atualizações na palma da mão. Sabemos que eles vão olhar para o projeto, por isso é importante estar atualizado e preciso. Notamos que quanto mais nossos funcionários usam o produto, menos perguntas recebemos.

steel-frame-colaborador-consultando-o-projeto

Um membro da equipe de construção navega por meio de um modelo do SketchUp

Antes, eles tinham dúvidas sobre a medição de uma viga, por exemplo. Agora, basta a análise do modelo para que as próprias perguntas sejam respondidas. Para eles, se torna mais fácil acessar as informações diretamente do projeto.

Algumas de nossas equipes de construção não tinham experiência com o SketchUp, mas isso não foi um problema, pois o software 3D é perfeitamente fácil de aprender comparado a outros programas. Nós sentamos com nossa equipe, mesmo que seja apenas duas horas, e eles entendem como navegar por um modelo e acessar as informações importantes.

steel-frame-equipe-criando

Colocamos todos em uma sala; colaboração influência para a entrega de um bom projeto

Qual outro aspecto de como a sua equipe utiliza do SketchUp? Estamos tentando expandir nosso uso de “gerar relatório” para obter mais informações de nossos modelos. Também estamos tentando obter mais informações sobre o design. O que queremos é o máximo de informações que pudermos receber em nossos projetos 3D, para que o modelo seja a única coisa com a qual teremos que trabalhar.

Extensões que você não pode viver sem? IRender, CleanUp, Cutlist, Auto-Invisible Layer

steel-frame-equipe-construtora

O time da Northpower Stålhallar no SketchUp

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ