Sabe aquela sensação de orgulho por entregar o projeto perfeito, super elogiado pelo seu cliente e que rendeu várias indicações? Certamente você sabe do que estou falando. O sentimento de realização e de sentir-se produtivo é o que muitos empresários e profissionais do setor moveleiro almejam.

Por isso, preparamos esse conteúdo especial, no qual vamos mostrar na prática como é possível aumentar consideravelmente não só o seu nível de produtividade, mas o de toda a sua empresa. E ainda, vamos contar o segredo de como uma construtora produz casas em 17 dias. E o que isso tem a ver com a sua fábrica de móveis.

Segundo autor Mihaly Csikszentmihalyi, estudioso da felicidade, o sentimento de sentir-se produtivo pode ser definido como um estado de ‘’fluxo’’. E o principal segredo para alcançar esse estado é a concentração total em uma tarefa específica. Ou seja, fazer uma tarefa de cada vez.

Sim, nós sabemos que isso é um grande desafio, pois acontecem inúmeras situações que nos ‘’empurram’’ para um dia não produtivo. O problema aumenta quando a engenharia do mobiliário, também conhecido como Sistema Construtivo Paramétrico, está somente na cabeça de poucas pessoas da marcenaria, e uma delas é o proprietário. Para qualquer modificação nos projetos é preciso consultar alguma dessas pessoas, travando todos os processos da empresa e atrasando a produção dos móveis. 

Uma estratégia para aumentar a produtividade é padronizar a engenharia. Contudo, essa estratégia de fabricar móveis em série ou modulares acabou sendo adotada por muitas empresas. Virou um padrão adotado no mercado, reduzindo o efeito de personalização e agregação de valor ao mobiliário. Então como resolver este dilema? Como produzir produtos únicos, personalizados, sob medida, sem surpresas ou dependência de revisão de uma pessoa ou seguindo um processo artesanal?

O segredo está em definir uma engenharia parametrizada para os produtos. Com a definição de um Sistema Construtivo Paramétrico, os projetistas ou as pessoas relacionadas a vendas tem mais liberdade para projetar ambientes personalizados, com todas as instruções prontas para a produção.

Para aqueles que acham difícil a definição de um Sistema Construtivo Paramétrico para móveis, imagine essas definições sendo aplicadas para a construção de casas e prédios comerciais. Continue lendo e descubra como. 

Veja a concepção do projeto abaixo e imagine que desde o início, todo o projeto já está com as suas parametrizações definidas.

Com a definição do Sistema Construtivo Paramétrico, você terá inúmeras possibilidades para apresentar o seu projeto ao cliente, sem comprometer o tempo de entrega e as informações necessárias para a produção do projeto.

A definição da engenharia dos seus produtos garante a
entrega dos projetos de forma muito mais ágil.
É mais produtividade na marcenaria.

A definição de um sistema construtivo, ou seja, a definição da engenharia dos seus produtos permitirá que você defina, como será realizada a sua construção e montagem dos seus projetos. É possível definir no sistema construtivo por exemplo: qual o sistema de fixação que você usará, a medida das travessas e como a construção das gavetas. Perceba que ao definir o sistema construtivo paramétrico você poderá economizar recursos e eliminar a dependência de informações centralizadas em poucas pessoas da marcenaria. 

E isso não tem nada a ver com perder a identidade do seu móvel. No sistema construtivo serão definidas quais variáveis serão utilizadas na engenharia e, em cada projeto, serão definidas as informações para estas variáveis.

Veja como a empresa Brasil ao Cubo, cliente Gabster, produz casas em tempo recorde.

Aplicando na sua marcenaria o conceito de Sistema Construtivo Paramétrico, você terá total condição de disponibilizar a sua biblioteca de produtos para arquitetos e parceiros. O processamento dos projetos será totalmente de acordo com as regras definidas pela sua engenharia.

Além dessa possibilidade, você eliminará todo o estresse com orçamentos atrasados, perda de tempo com detalhamento de projeto e atrasos nas entregas. Ainda, terá a possibilidade de aumentar o seu mix de produto, tornando-se uma solução completa para ambientes personalizados.

Você viu neste post, o quanto é importante a definição da engenharia dos seus produtos e o que ela pode fazer para que a sua marcenaria tenha muito mais produtividade, eliminando de forma considerável o desperdício de recursos e tornando muito mais ágil todos os processos da empresa, desde a venda até a produção. 

Para que você inspire-se ainda mais, separamos a história de sucesso da Móveis Bitencourt, cliente Gabster a mais de cinco anos.  Localizada no município litorâneo de Xangri-Lá – RS, a Móveis Bitencourt é referência na produção de móveis sob medida de alto padrão. A empresa possui fortes parcerias com arquitetos renomados. Aperte o play, e veja como o conceito do Sistema Construtivo Paramétrico ajudou a Móveis Bitencourt no controle de desperdício de matéria prima e no aumento de produtividade da fábrica.

Quer saber como implementar o Sistema Construtivo Paramétrico na sua fábrica?
Preencha os campos abaixo e aguarde o nosso contato.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ