Você já se perguntou por que muitas marcenarias enfrentam diversos problemas hoje, enquanto outras crescem tanto que chegam a recusar inúmeros trabalhos? A inovação em modelo de negócio é o caminho. Veja neste post os principais benefícios da inovação em modelo de negócio e aprenda como colocar essa inovação em prática na sua marcenaria.

A questão primordial é a visão do dono da marcenaria, se ele entende a marcenaria como um negócio ou como uma fonte de renda para o seu sustento, ou seja, um trabalho, algo que repete todos os dias para tirar o sustento e da família, certamente os problemas aparecerão de forma recorrente. Para ficar mais fácil de analisar e entender como essa visão pode comprometer os resultados do negócio, vamos pontuar os principais sintomas que contribuem para o insucesso da marcenaria.

Primeiro sintoma: mais atenção a produto do que ao cliente.

O maior erro que um empresário pode cometer hoje é pensar só no seu produto. Ficar pensando só nas opções possíveis para variar o móvel sob medida, como vai colocar uma travessa, se deve ser na horizontal ou vertical, se a lateral do móvel deve ter uma base passante, como vai cortar o MDF, como vai fazer o encaixe do móvel do projeto. Tudo isso é quase um trabalho de artesão e que demanda muito tempo projeto a projeto. 

Claro que o trabalho de artesão é nobre, sem dúvida, mas acaba sendo mais um hobby, ficando muito distante de uma tática de negócio, de uma inovação em modelo de negócio. E o pior, todos estão fazendo isso, é mais do mesmo para um mercado que está mudando rapidamente.

Segundo sintoma: o dono da marcenaria não está acompanhando a evolução do mercado.

Você lembra como as vídeo-locadoras cresciam consideravelmente tempos atrás? Na época a internet não tinha a velocidade que tem hoje e jamais pensaríamos assistir um filme no celular. A preocupação naquele tempo era a migração da fita-cassete para o DVD, no qual aconteceu uma adaptação de tecnologia, de produto. Contudo, tempos depois houve uma mudança de modelo de negócio, onde um mercado inteiro acabou. Hoje, a Netflix domina praticamente o mercado inteiro, e as redes que dominavam no passado, continuam existindo, mas apenas em locais sem acesso a internet, como no norte do Canadá e Alaska. Para refletir: A forma de morar está mudando e a nova geração de nômades digitais busca conforto em um espaço diferente, que não necessariamente precisa de mobiliário embutido como alguns anos atrás. Talvez hoje, um casal priorize o investimento em uma internet de alta velocidade, que deixa a casa mais conectada, do que um um bonito home para a sala de estar.

Utilizamos este exemplo para chamar sua atenção nas transformações que estão acontecendo, como consequência dos efeitos da tecnologia. Por isso, é fundamental colocar em prática a inovação em modelo de negócio para sua marcenaria.

Terceiro sintoma: Pouca preocupação com a experiência do cliente.

Quando uma marcenaria foca só no produto físico, o móvel em si, acaba deixando de lado a própria necessidade do cliente e isso tem a ver diretamente com a prestação dos serviços agregados ao móvel. Por isso, deve-se sempre refletir: O que o cliente quer solucionar? Ele precisa de quantos espaços na cozinha para guardar os pratos? Utilizará uma grande geladeira ou um pequeno freezer e uma adega? Qual é o tempo que pode esperar para um orçamento? Quais outros problemas indiretos a compra do móvel ele pode precisar resolver. Será que uma compra de móveis não faz ele ter problema de descarte dos antigos? Ele vai querer ficar com os móveis novos por quanto tempo?  Enfim, todo o projeto oferecido é realmente útil ou está forçando o cliente a adquirir um produto que não será totalmente necessário?

Os benefícios da inovação em modelo de negócio:

1. A melhora dos resultados. Quem paga a conta é o cliente. Remodelando o negócio de fora para dentro, o dono da marcenaria estará adequando o negócio a expectativa do cliente, e ainda e ganhando mais por isso.

2. Uma relação forte com os clientes. Quem não gosta de ter os seus problemas resolvidos? Se fizer isso uma vez, com certeza terá mais pedidos do mesmo cliente e novas indicações.

3. Aumentar os diferenciais. Como pensar em modelo de negócio é mais difícil, poucas marcenarias dedicam seus esforços fazendo isso. Então, é hora de aproveitar a oportunidade! Papel e caneta na mão e… muita dedicação!

4. Saber no que melhorar: Quando parar para pensar e colocar tudo no papel, verá mais claramente a situação atual da sua marcenaria e o que precisa melhorar.

5. Menos surpresas. Resolvendo os problemas dos clientes, estará alinhado com o que é pedido no mercado. Contudo, é preciso fazer a validação continuamente, pois o mercado muda cada vez mais rápido.

Quando você inova em modelo negócio, na verdade está adequando a empresa para o mercado que está chegando.
É pensar na frente agindo agora.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ

Sua marcenaria mais digital e moderna

O mercado está evoluindo de forma rápida, a nova economia digital já começou e provoca mudanças significativas na sociedade e na forma como fazemos negócios. É preciso fazer mais do que somente...

ler mais

A Gabster no Scale-up Endeavor DURATEX

Com o objetivo de acelerar soluções que buscam transformar o setor de construção e decoração no Brasil, a Duratex e a Endeavor selecionaram a Gabster e mais seis empresas para o programa de...

ler mais