Com o objetivo de ajudar os arquitetos a resolver os principais problemas no escritório de projetos, a Gabster apresenta 5 iniciativas que podem acelerar a entrega dos projetos de interiores, facilitando principalmente o trabalho relacionado ao projeto executivo.

 

É bem verdade que o dia a dia do arquiteto está cada vez mais difícil, buscar clientes, entender necessidade e desejos, projetar com liberdade, negociar com fornecedores, montar orçamentos, elaborar cronogramas, cuidar da equipe, manter-se atualizado e acompanhar projetos na obra, são grandes os desafios para conseguir entregar a melhor experiência aos clientes. E tudo isso, com cronograma apertado e orçamento reduzido.

 

As tecnologias que provocaram as transformações são as mesmas que proporcionam uma nova maneira de trabalhar. Por isso, separamos as principais iniciativas, que apoiadas por tecnologias promovem melhorias significativas no escritório. Vamos conhecer quais são essas iniciativas?

1. Uso do BIM

Building Information Modeling (BIM) é o nome dado a um determinado PROCESSO DE CRIAÇÃO e GESTÃO das características físicas e funcionamento de um empreendimento, usando sistemas de representação digital. As informações envolvidas abrangem: geometria, relações espaciais, informações geográficas, as quantidades e as propriedades construtivas de componentes ou detalhes dos fabricantes. BIM pode ser utilizado para demonstrar todo o ciclo de vida da construção, incluindo os processos construtivos e fases de instalação. Há quem diga que trabalhar com BIM, deixa o processo mais lento. Não é verdade. Pois ao mesmo tempo que algumas novas tarefas são inseridas diversas outras são eliminadas. Imagine poder utilizar um desenho pronto, fornecido pelo fabricante, com todas as características técnicas necessárias, pontos de inserção, acabamentos atualizados, sistemas acessórios compatíveis e normas atendidas. Tudo isso no desenho que pode ser utilizado por qualquer software, onde uma uma série de instruções e pesquisas necessárias para entender a compatibilidade já estarão atendidas.

2. Utilizar softwares de modelagem mais versáteis

Independente do que você precisa desenvolver, com certeza o Sketchup é a melhor ferramenta para concepção de ambientes. Onde quer que seja necessário um desenho, sempre será preciso o Sketchup. Afinal, é uma plataforma que evolui com 30 milhões de usuários no mundo, principalmente relacionado a diversidade de plugins que especializam o trabalho no escritório. Um software de modelagem profissional, versátil e que simplifica diversas atividades com um arsenal de plugins específicos para interiores. E ainda o Sketchup é compatível com componentes BIM, possibilitando trabalhar no design com informações pré-cadastradas para manter a compatibilidade nas próximas fases do projeto.

3. Implantar automatização de orçamentos

Tarefas repetidas como cálculos complexos podem ser realizados por serviços especializados em nuvem ou até com a exportação de dados para uso em uma planilha. Automações como essa reduzem o cálculo de centenas de linhas, aumentam a segurança e a independência da equipe.

4. Automação de atividades

Como já descrito acima, existem centenas de plugins que podem ser utilizados junto com as ferramentas de modelagem. Contudo, além da criação do projeto existem diversas atividades de gestão que podem ser automatizadas através de ferramentas on-line, como: registro de atividades da equipe, pipeline de projetos, pipeline de vendas, formatador on-line de propostas, repositórios on-line de projetos, plataforma de compartilhamento de projetos e afins.

5. Integração com parceiros

Com o avanço das tecnologias em nuvem, diversas indústrias a exemplo dos fabricantes de mobiliário já estão investindo em integração com parceiros. Ambientes de colaboração virtuais já são bem acessíveis a qualquer escritório. Nestes ambientes, diversos profissionais estão envolvidos em um mesmo projeto, sabem o que está acontecendo, sabem o que deve ser feito a seguir e quem precisa executar cada tarefa. Além disso, gestão de projetos em nuvem, bibliotecas BIM em nuvem, integração de orçamentos com fabricantes em tempo real, já não são novidade. Tarefas que até pouco tempo dependiam de uma visita até uma loja ou fábrica, agora já podem ser executadas em poucos cliques.
Fazemos muitas coisas hoje, de forma muito diferente do que a 10 anos atrás. Da mesma maneira como as novas plataformas chegaram para revolucionar a nossa vida pessoal, elas também transformarão a maneira como trabalhamos. Por isso, existe uma tendência para a arquitetura. A inovação se fará cada vez mais necessária, e não somente para quem está começando no mercado de trabalho, passando por uma transformação e se atualizando. Mas para todos os profissionais.

 

Uma última dica é perceber como as coisas serão feitas de agora em diante. Mais do que pensar em ‘o que fazer’, deve-se pensar em ‘como fazer’. Tarefas mecânicas ou repetitivas serão extintas ou automatizadas. Cálculos repetitivos já são executados em segundos por uma máquina, desenhos de produtos já chegam prontos com muita precisão e mais completos, informações sobre materiais são disponibilizadas prontamente, cálculos de orçamentos são executados de forma online, pedidos são automatizados, sem falar das novas tecnologias de interpretação de imagem para leitura de cores, texturas e objetos.

 

Então pode-se dizer que uma vez entendida, a transformação vem para melhorar a profissão. Quando tudo estiver organizado e conectado no escritório, mais horas poderão ser dedicadas a arte de criar e melhorar os espaços para a melhor qualidade de vida das pessoas.

 

Na Gabster nós acreditamos que sempre existirá uma melhor organização do espaço e seus elementos. Por isso, conectamos o design com a manufatura através de uma plataforma de processamento com o objetivo de simplificar todo o processo de concepção, venda, produção e montagem de ambientes personalizados.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ