Seja pelo fato do surgimento de novos modelos de negócio, tecnologias digitais, mas principalmente pela voz cada vez mais ativa dos clientes e consumidores: as empresas precisam se reinventar continuamente.

Ao invés de ficar sofrendo, remando com ideias antigas sobre novos problemas, é preciso ficar atento ao que está acontecendo no mundo. Aprender a adaptar o negócio a um novo ambiente com inovações constantes.

Se no mundo, novos modelos de negócio surgem. No Brasil a atual crise e incertezas econômicas tornam o ambiente ainda mais desafiador.

Uma coisa é certa, neste ambiente as empresas não vão crescer por causa das incertezas, mas pelas oportunidades geradas por essas incertezas.

Neste ambiente você quer ver a sua empresa crescer? Quer melhorar o negócio? Quer gerar mais receita, mais lucro?

Se você é um empreendedor deve ter respondido pelo menos uma vez SIM, a uma destas perguntas.

Então definir o momento que a sua empresa se encontra, definir o que você quer alcançar e escolher os caminhos possíveis com menos recursos, pode parecer algo meio óbvio.

Nós já desenvolvemos diversos outros materiais que vão ajudar a desenvolver uma nova estratégia para a marcenaria que estão disponíveis neste KIT Sobre Estratégia e Gestão para Marcenaria.

No artigo de hoje vamos provocar uma reflexão sobre três pilares fundamentais, que todo empreender deve entender para poder atualizar a estratégia da  sua empresa.

  • A criação de um propósito transformador que dará um objetivo comum a toda a equipe dentro da marcenaria
  • O desenvolvimento das pessoas que ajudarão a empresa a crescer
  • A quebra de paradigma como porta de entrada para inovações

1.Desenvolva um propósito transformador na empresa

Financiar uma nova máquina, investir em um novo sistema, ampliar o pavilhão parecem ser as questões mais relevantes para o crescimento da marcenaria.

Na verdade, o mais importante para o empreendedor de hoje é conseguir gerenciar o tamanho da marcenaria e adequar o crescimento com as mudanças necessárias.

Existem muitas histórias de empresas que cresceram em tamanho pois  investiram em equipamentos, novas instalações, novas contratações. Seguiram uma fórmula pronta, quase mágica de crescimento, baseada em mais venda, mais financiamento, mais máquinas e mais pessoas.

Alguns meses depois estas empresas estão em uma situação muito pior do que a anterior, traduzindo-se em um amontoado de pessoas trabalhando sem colaboração entre si, máquinas sub utilizadas, problemas de entrega, clientes reclamando.

Quando a empresa possui poucos funcionários e tudo gira em torno do seu fundador, tudo é mais fácil, mais controlável.

Para que a empresa possa crescer, ela precisa de um propósito transformador, um sentido, um objetivo comum a todos.

Um fator crítico de sucesso dentro de uma estratégia é entender como os produtos e serviços da empresa farão os consumidores finais mais felizes. Este é um bom exemplo de propósito.

Se este não for o objetivo de todos os funcionários, inevitavelmente o crescimento será ilusório.

Então o sonho do empreendedor, aquilo que ele quer entregar para o mercado, deve ser o propósito de todos na empresa.

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2.Desenvolva as pessoas

A principal tarefa de qualquer empreendedor é cuidar de gente”

Embora, possa parecer difícil focar em questões mais abstratas ou que não estão fisicamente tão evidentes a volta, todo empreendedor deveria se preocupar primeiramente com as pessoas a sua volta.

Na pré-história, o homem só conseguia agir sobre aquilo que podia tocar, cheirar ou ver. Isso limitava muito todo o potencial humano.

Quando o homem entendeu a importância da colaboração em prol de um único objetivo, começaram as principais transformações da humanidade.

Seja para adorar um deus ou lutar em uma guerra, o homem exerce a sua capacidade de compartilhar um sonho ou algo no seu imaginário.

Então sobre a lógica de impacto no negócio, de força positiva e melhorias que podem ser encontradas no cotidiano das empresas, mobilizar todos os funcionários em prol do propósito transformador é um belo passo.

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3.Novos olhos sobre crenças antigas

Quebre alguns paradigmas.

Muitos dos problemas que persistem na empresa podem ser resolvidos mais facilmente por outras pessoas.

Normalmente chamar pessoas de outros setores, com outros conhecimentos e experiências pode facilitar a resolução de algo até então difícil de ser solucionado.

Reunir diversas pessoas, com pontos de vista diferente, sobre um mesmo problema, pode trazer soluções muito melhores, mais rápidas e baratas.

E quando a solução não é encontrada na empresa, contatar um fornecedor ou uma consultoria pode trazer mais rapidamente uma solução, seja através de uma nova experiência, um novo conhecimento ou nova tecnologia.

 

Por mais que você conhece muito bem o seu negócio, tem muita experiência no setor, por mais que você queira fazer as coisas do seu jeito, sozinho você não consegue ir muito longe.

Passar de uma forma de trabalho para outra não é nada fácil.

É importante deixar algumas certezas para trás, é preciso abraçar novos jeitos e encarar uma forma colaborativa de crescimento.

A estimativa de crescimento para as empresas no Brasil, para os próximos meses é muito superior a expectativa de crescimento das empresas em outros países.

Apesar dos problemas políticos, crises e corrupção, existem empresas que continuam crescendo, vencendo as barreiras.

As empresas que crescem possuem um propósito, desenvolvem pessoas e inovam.

Aproveite as novas oportunidades geradas pelas incertezas do mercado. O mercado voltou a crescer.

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