Há dez anos, a Icons of Denmark estabeleceu-se como distribuidora de móveis dinamarqueses para o mercado do Reino Unido. Desde então, eles têm trabalhado duro e evoluíram tanto que passaram de representantes para criadores. Com sua abordagem exclusiva liderada pelo mercado, eles estão trazendo o design dinamarquês para o escritório moderno.

Conte-nos a história do Icons of Denmark.

A Icons of Denmark começou como uma agência de móveis bastante tradicional, representando marcas de móveis dinamarquesas para o mercado do Reino Unido. Sempre tivemos uma abordagem prática para representar móveis e nos orgulhamos de ter muito conhecimento sobre nossos produtos. Temos um alto nível de conhecimento técnico sobre como os móveis podem ser usados e como os móveis funcionam em um escritório e em ambientes de trabalho onde o design é importante.
Essa abordagem nos levou ao design e à fabricação de produtos. Aprendemos muito no mercado e agora trabalhamos com designers dinamarqueses para criar novos móveis para o escritório moderno. Temos uma base internacional de clientes e abastecemos esse mercado com design e mobiliário dinamarquês. Nossos projetos são, principalmente, projetos comerciais de larga escala.

Este móvel fornece uma infinidade de combinações, incluindo um módulo de canto para atender a diferentes padrões de espaço, função e interação.

Como você passou de representante para criador de móveis?

Quando os designers de móveis que representamos lançavam novos produtos, éramos obrigados a sair para o mercado e vender. Só que esse trabalho nem sempre refletia o que pensávamos do produto e da sua usabilidade.
Em 2016, demos os primeiros passos para a criação do nosso primeiro produto. Conversamos com um designer e fabricante de móveis para dizer como imaginávamos um sofá e este foi o primeiro produto que fizemos com a nossa cara e com o estilo que fazemos hoje..

Como a sua abordagem para criar novos produtos se tornou única?

A maneira como projetamos móveis, hoje, é extremamente voltada para o mercado. Quando começamos, havia muitos produtos residenciais sendo trazidos para o ambiente de trabalho. Nós, ao contrários. consideramos as necessidades específicas do local de trabalho e criamos projetos com base nelas.
Nosso processo começou com a identificação de lacunas no mercado: percebemos uma necessidade ou uma área de um projeto para a qual não temos os produtos adequados. Trazemos essa análise para a discussão e colaboramos com designers e fabricantes para criar o novo produto. É isso que nos diferencia de muitas outras empresas. Não somos de forma alguma liderados por designers de produtos. Somos liderados pelas necessidades do ambiente profissional e dos clientes.

O Private High Back trata da privacidade de interiores comerciais, oferecendo um espaço para focar e realizar reuniões informais – sem a necessidade de divisão de sala.

Por exemplo, a área mais recente que criamos é especializada em assentos. Os assentos são geralmente projetados sob medida para cada projeto. Identificamos isso como uma área para um novo produto. Como nos tornamos muito experientes na fabricação de sofás e estofados, decidimos mergulhar nessa categoria.
Para criar esse novo tipo de sofá, começamos a desenhar primeiro em 2D, direcionando dimensões e conceitos. Este foi desenvolvido como um modelo 3D que foi construído em nossa oficina na Dinamarca.
Depois de criar um protótipo, voltamos à prancheta para refinar o modelo 3D e finalizar a peça – elaborando os detalhes finais, como costura e posição da perna. Esse é o processo que usamos para o nosso novo produto, BANK, que lançamos na Clerkenwell Design Week este ano.

Outra variação do sofá BANK. Uma solução altamente personalizável e confortável.

Qual foi sua primeira experiência com o SketchUp?

Meu primeiro encontro com o produto foi em 2007 vendendo móveis para um fabricante dinamarquês. Me deparei com o software através de um arquiteto. Fiquei bastante empolgado e comecei a promover a ferramenta entre os revendedores de móveis como uma maneira de poder configurar nossos produtos.
Quando me mudei para Londres em 2009, uma das primeiras coisas que fiz foi enviar nossos modelos para o 3D Warehouse e começar a usar a plataforma como parte integrante de nosso processo de vendas. O aspecto amigável do Armazém 3D e do próprio SketchUp Pro me permitiu converter todos os nossos DWGs em arquivos SKP e torná-los disponíveis ao público.
Logo descobrimos que estávamos conquistando um número enorme de seguidores e um número considerável de downloads desses produtos. Dez anos depois, ainda estamos usando a plataforma para carregar e compartilhar nossos modelos.
O SketchUp é uma ferramenta que usamos em três categorias diferentes de nossos negócios: design de produto, configuração e design de interiores.

Você pode falar sobre o seu showroom e produtos. Algum deles foi projetado no SketchUp?

Trabalhamos com muitos designers. No momento, estamos trabalhando com um designer que desenvolve seus projetos no SketchUp, Peter Barreth. Treinado como estofador e construtor de sofás, ele é um usuário autodidata do produto. O SketchUp é uma ferramenta que ele achou conveniente e rápida de trabalhar.
O Private Sofa foi uma das primeiras soluções da Icons of Denmark criadas por Peter. Esse produto foi baseado em alguns princípios básicos sobre conforto, altura do assento e flexibilidade de tamanho. O processo começou com o desenho 2D. Modelos 3D foram criados no SketchUp a partir dessas idéias iniciais. Depois que o primeiro protótipo foi construído na Dinamarca, o enviamos para o nosso showroom em Londres.

Desafio: encontrar o equilíbrio perfeito entre os estilos soft lounge e casual no design de mesas de jantar

Usamos esse protótipo para obter feedback do mercado e entender o que mais precisava ser feito para refinar a função e a forma antes de colocá-lo no mercado. Quase um ano depois, o The Private Sofa nasceu como um produto completo de nossa pesquisa e desenvolvimento com a comunidade comercial de design de interiores de Londres.

Onde você vê mais valor no SketchUp?

A maioria dos projetos de nossos produtos está disponível em vários tamanhos e acabamentos que podem ser configurados para o projeto específico de um cliente.
Quando começamos a vender mesas de reunião, por exemplo, percebemos que é uma vantagem permitir que os clientes escolham seu próprio tamanho. Podemos visualizar e configurar as tabelas do nosso design existente para atender exatamente às necessidades de cada demanda. É aqui que usamos o SketchUp todos os dias. Toda nossa equipe de vendas, com dez pessoas, usa o produto.

A série Forum Table tem uma variedade de tamanhos e cores para o tampo de mesa e para a borda.

Como nossos produtos podem ser feitos sob medida, falamos muito sobre os detalhes como o posicionamento das pernas, a divisão de tampos de uma mesa. Se o cliente quiser um detalhe de borda específico, podemos visualizar no SketchUp. E isso precisa ser visto rapidamente para que possamos dar certeza aos nossos clientes que estamos todos sincronizados e comprometidos com o resultado. Nossa mesa Forum, por exemplo, possui uma geometria bastante simples, que se presta à rápida personalização do produto. Podemos redesenhar essas mesas com muita facilidade para ajustar ao pedido do cliente.
Enviamos esses desenhos de volta aos nossos produtores na Dinamarca quando fazemos os pedidos. Isso nos permite sincronizar muito rapidamente produtores e fabricantes antes que um pedido seja executado. É aí que encontramos o maior valor do SketchUp para nossos negócios.

Você mencionou que a Icons of Denmark contribui para o design dos projetos. Como é esse fluxo de trabalho?

Muitas vezes, somos convidados a apresentar nossos produtos em cooperação com um arquiteto. Da mesma forma, às vezes, colaboramos quando o arquiteto precisa de alguma inspiração para uma determinada configuração e isso geralmente exige um tempo de resposta rápido.
Aqui, o SketchUp nos permite desempenhar um papel no trabalho do designer, não apenas montando um sofá, mas montando uma configuração completa de nossos móveis e visualizando com as propostas de nossos colaboradores.

O assento, as costas e a frente do SMILE LOUNGE podem ser estofados em diferentes tecidos, permitindo inúmeras oportunidades para criar um design que se adapte ao seu espaço.

Nesse caso, levamos um resumo de um designer de interiores ou arquiteto, sugerindo algumas ideias para o espaço com nossos produtos e preparando uma proposta para o layout do espaço. Isso não mostra apenas nossos produtos individuais, mas mostra como os produtos funcionarão em uma escala maior.
Quando se trata de design de interiores, acho que é aí que alguns de nossos produtos realmente se destacam. Por exemplo, o sofá EC1 é um sofá modular. Você pode brincar com as diferentes peças dele, fazendo alterações de acordo com o espaço em que ele está.
E isso é muito importante pra gente. Você quer o produto em um determinado tamanho, mas também em uma determinada forma e posicionamento. Acho que é por isso que o EC1 provou ser um dos nossos produtos mais populares no 3D Warehouse.

O EC1 é baseado em elementos modulares quadrados, perfeitos para otimizar o assento macio em áreas com restrições de espaço.

Como você trabalha com as diferentes ferramentas de design da sua equipe?

Além da nossa linha de sofás, nossos outros designers de produtos trabalham no SolidWorks. Independentemente do fluxo de trabalho dos designers de produtos, tudo isso é alimentado em arquivos DWG, o que nos permite trabalhar em um formato que possamos ler e entender rapidamente.
É aí que o SketchUp se torna o ponto em comum. Sempre solicitamos aos nossos designers de produtos que estão trabalhando no SolidWorks que nos forneçam um modelo DWG. Em seguida, podemos trabalhar para criar modelos do SketchUp para compartilhamento via 3D Warehouse.
Para exportar, é extremamente útil para nós que possamos criar instantaneamente DWGs como arquivos 2D ou 3D dos produtos que projetamos do zero. O SketchUp oferece uma vantagem de compatibilidade entre todas as partes interessadas com as quais trabalhamos.
Onde podemos encontrar mais exemplos do seu trabalho?

Sobre a Icons of Dinamark Desde a sua fundação em 2009, a Icons of Denmark ficou conhecida como a casa londrina da Danish Design para interiores comerciais. Comprometidos em trazer o melhor do design dinamarquês para o mercado de interiores comerciais no Reino Unido e além, Jesper e a equipe da Icons of Denmark trabalham em conjunto com um grupo de designers e artesãos talentosos que têm um profundo fascínio pela beleza refinada, materiais naturais e funcionais que os dinamarqueses se orgulham.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados. Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes. Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ