A área de fabricação de móveis é muito ampla e, às vezes, apostar em um nicho pode modificar sua empresa pra sempre e incrementar os lucros do seu negócio.

Foi o que fez a empresa protagonista do nosso artigo desta semana. A Steelcase aposta em produtos para escritórios e se renova a cada mudança de mercado e de comportamento da sociedade. Esta é a proposta de valor da marca que permanece na ativa há mais de 100 anos. Além de compartilhar essa história para te inspirar, a Gabster quer te auxiliar no exercício de descoberta de proposta de valor da sua própria marcenaria. Vamos deixar um vídeo aqui pra te ajudar nesta missão e, na sequência, você confere esta narrativa com uma força de sucesso centenário. 

 

Michael Kanoza, analista de produtos gráficos no departamento de colaboração visual especial da Steelcase, deu detalhes de como a empresa se mantém à frente das tendências para o design de locais de trabalho, criando espaços que ajudam as pessoas a trabalhar, aprender e curar.

Ele conta que a Steelcase foi criada em 1912. Sua primeira patente foi para uma cesta de lixo de metal que substituiria o vime pelo aço. Era uma inovação que salvava vidas naquele tempo de cidades lotadas, onde os incêndios se espalhavam rapidamente.

Desde então, a empresa estabeleceu raízes como um dos principais fabricantes de móveis de escritório. No entanto, eles não são apenas fabricantes de móveis. A Steelcase se diferencia pelo seu profundo conhecimento na indústria de interiores comerciais, bem como pela sua colaboração visual especial no departamento, ajudando a comunicar produtos sob medida antes de serem fabricados.

Ao longo dos anos, a Steelcase esteve na vanguarda da transformação de interiores comerciais. Entre a transformação digital e as exigências regulatórias em mudança, Kanoza viu a indústria crescer e se transformar.

Essas mudanças impulsionaram o design do produto, bem como a maneira que a Steelcase trabalha com seus clientes. Em vez de fabricar apenas móveis para ambientes de trabalho de tamanho único, eles tiveram que se adaptar aos pedidos personalizados.. No setor de móveis para escritório, sempre houve a necessidade de produzir o que é conhecido como “especial”. Produzir idéias e comunicá-las em um formato visual rápido para o software usado para planejar do espaço é fundamental.

Tendências, tendências e mais tendências

O ambiente de trabalho está mais complexo do que nunca. As pessoas estão trabalhando mais horas e, nos últimos anos, viram o aumento do trabalho remoto. Alguns funcionários se beneficiam por estar no escritório (segundo lugar), enquanto outros preferem trabalhar em casa (primeiro lugar) ou em uma cafeteria (terceiro lugar). Então, quais são exatamente o primeiro, o segundo e o terceiro lugar? Segundo o sociólogo Ray Oldenburg, trabalhar em um ambiente doméstico é considerado um “primeiro lugar”, enquanto trabalhar em um café ou cafeteria é considerado um “terceiro lugar” e o escritório é um “segundo lugar”.

Esses “lugares” – especialmente os “terceiros lugares” estão começando a definir o local de trabalho moderno, que levou as organizações e líderes a remodelar sua definição de local de trabalho. Com fatores como aumento das demandas de negócios, mais horas de trabalho e funcionários mais remotos a serem considerados, as empresas estão tentando encontrar maneiras de ajudar a aumentar o conforto, a eficiência e a inovação dos funcionários.

Então, o que atrai os funcionários para “terceiros lugares”?

“A capacidade de trabalhar sem a presença de colegas, relaxando sobre os móveis com um toque caseiro, o zumbido energético das pessoas, acesso a boa comida, um ambiente atraente”, disse Frank Graziano, gerente de aplicativos avançados da Steelcase. “Terceiros lugares – essencialmente, lugares públicos que ajudam as pessoas a passar o dia ou permitem que se reúnam – têm inspirado inovação e estimulado conversas em toda a civilização ocidental.”

Empregadores que percebem a importância de terceiros lugares tentam capturar sua essência criando espaços no local de trabalho que reenergizam as equipes e promovem a criatividade e a inovação. Um exemplo dessa tendência em ação é o novo café do Google, aberto em seu campus na Califórnia.

“Estamos trazendo o conforto de casa da comunidade do terceiro lugar para o local de trabalho, assim tornando o escritório o melhor lugar para trabalhar”, disse Graziano. “Quando você faz isso, muda o caráter físico e a experiência social do local de trabalho. Promove uma mudança na cultura do trabalho. ”

Conectando design aos valores do cliente

Não só existem tendências no local de trabalho para funcionários e empregadores, mas também nichos significativos da indústria que surgiram com esse movimento: design de móveis personalizados no local de trabalho.

“Estamos vendo uma enorme necessidade de acomodar a cocriação entre o cliente, o designer do revendedor e o meu departamento que lida com móveis especiais para a Steelcase”, diz Kanoza. “É importante que todas as partes interessadas estejam na mesma página para projetarem com o mesmo objetivo: a melhoria do local de trabalho”. Inerente a isso é a sustentabilidade. No clima consciente do consumidor de hoje, o cuidado e o rigor dos processos de fabricação podem ser um grande fator de ruptura. É por isso que designers como Steelcase levam isso muito a sério e projetam especificamente com a sustentabilidade em mente.

“Acreditamos que o fornecimento das melhores soluções para nossos clientes começa por garantir que sejam as melhores soluções para o nosso ambiente. É por isso que, em cada etapa do processo – através do design, fabricação, entrega e ciclo de vida do produto – consideramos o impacto do nosso trabalho nas pessoas e no meio ambiente, e descobrimos oportunidades para melhorar as coisas ”, diz Graziano.

Além disso, eles também consultam clientes individuais para garantir que suas propostas atendam às metas de sustentabilidade de cada empresa.

As linhas de frente da transformação no local de trabalho

No geral, os clientes estão exigindo soluções criativas e econômicas para suas necessidades especiais de móveis de escritório. A equipe da Steelcase realiza horas de pesquisa sobre o comportamento e as tendências do trabalho de escritório, a fim de acompanhar a demanda orientada pelos clientes. Posteriormente, a equipe determina se o projeto é possível de fabricar.

 

“Pesquisamos a viabilidade e o custo de um produto especial para demonstrá-lo usando nosso processo de comunicação visual especial”, diz Kanoza.

 

Os clientes que precisam de produtos personalizados esperam ver a aparência antes de se comprometerem com uma compra. Em resposta, os designers de concessionárias da Steelcase precisam mostrar seus produtos propostos nas plantas baixas usando renderizações e software de planejamento de espaço.

Usando a tecnologia para inovar

Além de estar na vanguarda da inovação em design e das tendências no local de trabalho, a Steelcase também utiliza tecnologia para impulsionar essas iniciativas.

Eles foram os primeiros fabricantes a serem listados na maior biblioteca de modelos 3D do mundo, o 3D Warehouse, e agora são um dos maiores produtores de modelos 3D na plataforma.

 

“Salvamos nossos modelos CAD no SketchUp e os enviamos para o 3D Warehouse para os usuários baixarem”, diz Kanoza. “Hoje, existem milhares de downloads desses modelos. O Armazém 3D foi um precursor de como agora hospedamos símbolos do SketchUp no Steelcase.com. ” Um símbolo é um termo usado para um modelo 3D que representa um produto. Quando um símbolo é acessado no software de planejamento da Steelcase, ele possui dados conectados a informações como cores, acabamentos, materiais e relatórios de custos. Todas essas informações estão incluídas no software de planejamento, que ajuda os designers do revendedor a organizá-las em plantas baixas. Sem esses símbolos, seria difícil planejar configurações de escritório com produtos Steelcase.com.”
Um símbolo é um termo usado para um modelo 3D que representa um produto. Quando um símbolo é acessado no software de planejamento da Steelcase, ele possui dados conectados a informações como cores, acabamentos, materiais e relatórios de custos. Todas essas informações estão incluídas no software de planejamento, que ajuda os designers do revendedor a organizá-las em plantas baixas. Sem esses símbolos, seria difícil planejar configurações de escritório com produtos Steelcase.

O fluxo de trabalho SketchUp

A nova tecnologia significou novos fluxos de trabalho e processos com a ajuda do SketchUp. O que impactou o processo de desenvolvimento de produtos especiais e o design conceitual. Esses novos processos exigem que designers, engenheiros, vendas e representantes de cotações trabalhem juntos no design de produtos – o que torna a necessidade de colaboração ainda mais importante.

“Usamos o SketchUp nesse processo. Nós o usamos como uma ferramenta de composição, importando vários tipos de modelos CAD e adicionando a eles para criar comunicação visual ”, diz Kanoza, enquanto explica os benefícios do SketchUp em sua empresa.

Aqui estão duas funções que prosperam com o uso do SketchUp em particular

  • Validação de projetos e estudos de aplicação: Essa função ajuda clientes e revendedores de móveis a visualizar como será um produto (especial) no quando fabricado. Para ajudar na visualização, eles usam modelos 3D de um produto especial e os colocam na planta. Essa validação e estudo de design estabelece as necessidades dos clientes antes de solicitar uma maquete ou protótipo do produto.
  • Comunicação visual de design especial: Este é um novo departamento iniciado por Kanoza, é onde ele vê o verdadeiro valor do SketchUp. Neste departamento, a equipe desenvolve os símbolos especiais de peças de mobiliário personalizadas.

“Usamos o SketchUp porque precisamos de uma maneira de comunicar visualmente a solicitação dos clientes por um produto com design especial. O símbolo especial representa um design que foi revisado por um representante de engenharia e cotação. Eles concluem se a Steelcase pode projetar e fabricar [peças personalizadas] antes de realmente fabricá-las ”, diz Kanoza. “Se pudermos mostrar aos revendedores a aparência de um produto, podemos colocá-los a bordo e concordar em comprá-lo antes de fazermos qualquer esforço de engenharia”.

A capacidade deste departamento de conceituar rapidamente os produtos é fundamental para responder às necessidades especiais de móveis de seus clientes.

“Mesmo que não tenhamos a oportunidade de vender um especial, salvamos esses desenhos em um site hospedado para revendedores usarem em projetos futuros”, diz Kanoza. “Esta é uma reutilização poderosa do esforço. Já que validamos esses projetos com engenharia “.

Como eles já passaram por um processo rigoroso com todos os seus projetos, eles sabem que no futuro poderão citá-los rapidamente, com a garantia de que podem ser fabricados. O SketchUp é a chave para o sucesso deste novo departamento.

“É uma maneira econômica e eficiente de desenvolver imagens de produtos especiais”, exclama Kanoza. “Com as eficiências fornecidas com o SketchUp e o LayOut, desenvolvemos mais de 10.000 modelos de designs de produtos citados anteriormente”. Eles também recebem uma pequena ajuda de algumas das principais extensões como Cleanup3 e FredoScale.

Compartilhando o conhecimento do SketchUp em todo o mundo

O uso do SketchUp na Steelcase não se limita apenas aos Estados Unidos. Eles o usam em todo o mundo e em outros centros de negócios. O Kanoza ainda organiza uma reunião global em que cada região do mundo compartilha as melhores práticas do SketchUp.

“Os benefícios que vejo são a interoperabilidade da plataforma, a facilidade de uso e uma rápida curva de aprendizado. Ele permite que todos os nossos departamentos colaborem com cotações especiais de design de produtos, de forma rápida e eficaz. ”
Saiba mais sobre a Steelcase.

Sobre a Gabster

Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.

Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.

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