Se você quer conquistar um espaço no mercado, precisa se posicionar.

No primeiro post desta série sobre como fazer a sua empresa crescer com mais vendas, mostramos a importância de criar um processo contínuo de vendas, as características e principalmente porque você deve assumir o foco do cliente.

Neste post vamos tratar do posicionamento da marca da sua marcenaria no mercado.

E para começar é importante tratar novamente sobre duas palavras mágicas que também devem ser aplicadas no seu marketing: estratégia e processo.

Mesmo a marcenaria tradicional, aquela com um ótimo histórico de atendimento passado de pai para filho, também possui uma estratégia de posicionamento. No entanto desenvolvida a partir de um conhecimento empírico de marketing, considerando como base os valores pessoais dos seus fundadores. Não estava errado.

Só que, com um mercado dinâmico, o posicionamento da marca  também precisa ser dinâmico ao ponto de ser revisado constantemente para acompanhar as tendências do mercado. Veja neste artigo um conjunto de informações sobre tendências.

” As megatendências para os próximos 15 a 20 anos preveem a ascensão considerável do indivíduo com avanços na educação e no conhecimento. Com isso, as pessoas serão cada vez mais exigentes optando por serviços mais personalizados e com mais qualidade ” 

A estratégia do posicionamento

A estratégia do posicionamento da marca tem a ver em como você explica para o mercado os valores da sua marca. Ou seja, mostrar para o seu cliente porque ele deve comprar da sua empresa ao invés do concorrente.

E isso não é feito de forma direta. Não é fazer uma comparação entre você e o seu concorrente. É mostrar para o mercado o que melhor define você.

Em outras palavras, porque valeria para o cliente pagar por aquilo que é oferecido pela sua empresa. Tudo aquilo que o seu cliente vai ganhar de vantagens quando fechar um negócio com a sua marcenaria.

Segue um exemplo de posicionamento de uma marcenaria para você refletir:

“ A ‘Marcenaria ABC’ é uma empresa preocupada com o conforto do seu cliente. Nosso propósito é assegurar aos nossos clientes as melhores experiências. Para isso, oferecemos serviços de confecção de projetos sob medida desenvolvidos por profissionais experientes, com as melhores tecnologias, melhores acabamentos, orçamentação em tempo real na obra, entrega rápida, flexível ao horário do cliente e preços muito competitivos. Seja pela fabricação própria e pela garantia estendida, somos a sua marcenaria que fica próxima de você para garantir a sua satisfação e maior conforto no seu novo ambiente. ”

Outro exemplo é o posicionamento da Gabster:

“A Gabster é uma plataforma de negócios que atende fabricantes de móveis sob medida. Nosso propósito é assegurar que nossos clientes sejam mais competitivos em seus mercados. Oferecemos um novo método de produção linear, tecnologias inovadoras e capacitação, através da assinatura dos serviços de processamento e assessoria de implantação. Seja para o emprego de novas tecnologias 3D e comando de produção, ou para renovar o método de produção e organizar a marcenaria, somos o parceiro com experiência e tecnologia de ponta. Sempre preocupados com o sucesso dos nossos clientes, evoluímos frequentemente a plataforma e disponibilizamos conteúdo relevante para o desenvolvimento das pessoas.

Para nós, tudo isso garante o crescimento de negócios mais sustentáveis. ”

O posicionamento da marca na prática

O processo que concretiza o posicionamento tem a ver em como você executará as ações derivadas da estratégia.

O posicionamento é o que a marcenaria acredita e como ela age. Ela deve refletir a essência da sua marca, apresentando os principais itens que traduzem a cara da sua marcenaria.

Alguns exemplos de ações derivadas do posicionamento que, na prática, serão percebido através da experiência na relação com a sua marcenaria:

  • Facilidade obtidas pela proximidade da sua marcenaria. Pode ser fisicamente pela visita à obra ou virtualmente através de Skype, Whatsapp. Tudo dependerá do perfil do seu cliente alvo;
  • Capacitação técnica da equipe de atendimento;
  • Empatia apresentada pelos funcionários no atendimento;
  • Uso de novas tecnologias em 3D que facilitam a simulação do ambiente;
  • Entrega de orçamentos rápidos e com precisão. Já na primeira visita do cliente à marcenaria;
  • Assistência técnica facilitada pela rastreabilidade das peças;
  • Acompanhamento da situação do projeto durante a produção;
  • Montagem rápida, na hora marcada. Sem atrasos ou ajustes necessários na obra;
  • Informações completas sobre todos os materiais envolvidos no projeto;
  • Benefícios adicionais como instalação de itens elétricos e hidráulicos;
  • Venda da solução completa como itens de mármores e granitos;
  • Preços mais transparentes e justos. Com apresentação dos valores dos móveis e dos serviços realizados;
  • Atendimento mais personalizado no pós-venda;
  • ‘Show de entrega’ do novo ambiente ao cliente;
  • Flexibilidade na entrega e instalação dos móveis.

Enfim, posicionar-se significa explicar para os seus clientes quais são os valores da sua marcenaria e que estes são traduzidos em todos os contatos que ele tem com a marcenaria. Desde que o cliente entra em contato até o pós-venda.

Se a marcenaria se posiciona como uma empresa preocupada com o conforto do cliente, ela deve agir com base neste principio. Será muito mais confortável para o cliente, pedir alterações no projeto durante o orçamento e tê-las na mesma hora.

Faça um pequeno exercício. Tenha o foco do cliente e imagine se deslocar inúmeras vezes até o show room da marcenaria.

Com o foco do cliente, visualize o seu próprio  show room. Ele representa um ambiente confortável,  apropriado para o seu publico alvo?

O posicionamento precisa ser aplicado para que a marcenaria não entre em descrédito.

Se tudo isso já estiver bem claro para você, então descrever o posicionamento não será nada difícil.

Porém, se você precisa se esforçar muito para descrever o seu posicionamento, vale parar um tempo para refletir e alinhar como você quer que a sua empresa seja vista pelo mercado.

Trataremos no quarto post da série, sobre a definição do cliente ideal. Este estudo poderá ajudar você na revisão do posicionamento.

Mas vamos supor que você conseguiu definir um posicionamento bem claro, então o próximo passo é se certificar que as duas áreas mais envolvidas com vendas estejam bem alinhadas. Marketing e Comercial.

Este será o assunto do nosso próximo post. Alinhamento interno.

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