Você viu nos últimos conteúdos que publicamos o quanto o mercado mudou e o consumidor evoluiu. Essas mudanças aconteceram de forma muito rápida e a tendência é que essa velocidade aumente cada vez mais.

Sabemos que hoje um dos principais desafios de uma empresa é ter certeza no cálculo do orçamento do móvel sob medida.

Ter a segurança de que o preço de venda do seu produto ou serviço está contemplando todos os custos de matéria prima, as despesas fixas e as despesas variáveis da sua empresa, são fundamentais para a sobrevivência e escalabilidade do seu negócio.

Muitos negócios já fecharam as portas por calcularem os seus preços de venda através de ‘’achismos’’ e por margens estipuladas da própria cabeça.

Quando estamos falando de custo e orçamento de móveis, precisamos ter certeza de todos os números.

Existem diversos fatores que influenciam direta e indiretamente a composição de um preço de venda de móvel sob medida. Por isso, não existe uma fórmula pronta e que possa ser seguida igualmente por todas as marcenarias e fabricantes de móveis sob medida.

O seu preço de venda pode variar de acordo com o seu sistema construtivo e método construtivo, por exemplo. Marcenarias que já possuem métodos construtivos eliminam de forma considerável o desperdício de matéria prima e reduzem o tempo de entrega do projeto.

Quando você elimina desperdícios, tem um melhor aproveitamento de matéria prima e consequentemente uma redução significativa de custos.

 

 

 

”Marcenarias que já possuem métodos construtivos eliminam de forma considerável o desperdício de matéria prima e reduzem o tempo de entrega do projeto”. 

Aumentando o seu poder de negociação e fechamento de vendas

Agora vamos pensar no seu negócio e no seu poder de negociação. Reflita e responda para você mesmo as perguntas:

    1. Qual a sua média de fechamento?
    2. Para cada 10 clientes que atende, monta o projeto e monta o orçamento, quantos projetos você vende?

Uma média de fechamento em vendas de 60% a 70% já pode ser considerado boa. E se você não está conseguindo chegar nesses números, não se preocupe! Vamos te mostrar agora 3 pontos fundamentais para que você aumente o seu poder de venda durante qualquer negociação.

#01 – Velocidade para geração de um orçamento

Quantas vezes você já perdeu uma venda em função das alterações feitas pelo cliente no projeto apresentado?  Se você deixa o cliente sair da sua loja para recalcular todas as alterações do projeto, e marca outro horário para novamente tentar a venda, você perde o timing e deixa o seu cliente exposto aos seus concorrentes, ou ele simplesmente pode mudar de opinião e não querer fazer a compra em outro momento.

Quando você cria um projeto no SketchUp, integrado a uma plataforma 3d, conta com os custos de matéria prima, margem de lucro e mark-up totalmente vinculados ao seu projeto. Dessa forma o orçamento do seu projeto ou móvel sob medida é instantâneo, independente de qualquer modificação de cor, acabamentos, tamanhos e acessórios. O orçamento será sempre preciso e automático, aumentando muito o seu poder de negociação.

Se você já sabe que não pode deixar o seu cliente sair da sua loja sem levar o valor do projeto, em pelo menos algumas negociações você já “chutou” valores e margens após as modificações do cliente para não perder a venda, não é mesmo?

Essa prática é extremamente perigosa por dois motivos:

  1. Você pode “chutar” um valor abaixo do seu custo, somente para pegar a venda. Esse projeto não dará nenhum lucro e ainda pode trazer prejuízos.
  2. Você pode ‘’chutar’’ um valor muito alto e o seu preço ficará incompatível com o mercado, e a consequência é a perda da venda.

Quando você trabalha com um projeto 3d, integrado com uma plataforma que tem os custos e as margens, tudo é controlado. Você abastece o sistema com todos os valores e o sistema orça apenas o que está no projeto. O orçamento é preciso e o seu cliente estará pagando exatamente pelo o que ele está comprando.  

#02 – Precisão do orçamento

#03 – Tempo entre a venda e a produção do projeto

Você sabe quantas horas por dia o seu vendedor fica detalhando um projeto depois de vendido? Isso acontece porque o projeto antes de ser vendido é criado de forma superficial, considerando apenas a parte visual.

Essa prática pode impactar diretamente nas suas vendas, pois o seu vendedor perderá muito tempo detalhando projetos, deixando de fazer o que realmente sabe que é atender clientes, fazer novos projetos, orçamentos e principalmente fechamento de vendas.

Se você trabalha com uma plataforma de projeto 3d, que está totalmente integrada com a produção, você tem todos os comandos e todos os detalhamentos de forma automática com apenas alguns cliques. Dessa forma, você economiza muitas horas no detalhamento de projeto, na inserção de medidas e informações desnecessárias, que já serão incluídas de forma automática pelo sistema de projetos.

Agora que sabemos quais são os três pontos para aumentar o seu poder de negociação em vendas, vamos ver tudo isso na prática?

A Gabster no Scale-up Endeavor DURATEX

Com o objetivo de acelerar soluções que buscam transformar o setor de construção e decoração no Brasil, a Duratex e a Endeavor selecionaram a Gabster e mais seis empresas para o programa de Scale-Up: Garagem Duratex. Empresa com mais de 67 anos de história e...