Ter uma produção enxuta é o sonho de muitos empresários. E para chegar lá é preciso saber identificar as principais perdas dentro do seu ambiente produtivo. Vamos nessa!?

Já falamos aqui no blog da Gabster que um ambiente organizado e com processos ativos,  traz diversos benefícios para o seu meio, principalmente para a saúde financeira da sua fábrica e para quem deseja ter uma produção enxuta. 

Pense num ambiente produtivo desorganizado e sem processos. Os impactos negativos aparecerão mais rápido do que você imagina.   

E para alcançar o tão desejado nível de uma produção enxuta e eficiente, o primeiro passo é identificar na sua produção onde encontram-se os principais pontos de melhoria. Essa análise exige um olhar clínico e bem criterioso. Talvez isso possa ser um pouco difícil, e até mesmo desconfortável, mas não se preocupe.

Por uma questão cultural, é difícil de identificar as perdas dentro de um ambiente produtivo. Isso porque quando falamos de hábitos e práticas já enraizadas (e ultrapassadas) do nosso dia a dia, a mudança torna-se um desafio. Pois bem, mudar não é fácil, mas é preciso.

E como fazer essa análise? Existem algumas formas precisas como o Mapeamento de Fluxo de Valor, por exemplo. Mas isso é assunto para os próximos conteúdos, certo? O importante agora é a identificação das suas perdas, esse é o primeiro passo para atingir o nível de uma produção enxuta.

Então!? Até agora já pensou em algum ponto de melhoria? Para facilitar a sua análise e identificação dos pontos, separamos abaixo os principais causadores das perdas e desperdícios dentro de um setor produtivo.

1. Falta de processos
A falta de organização, e muitas vezes a falta de processos, provocam inúmeros equívocos durante a montagem de um projeto. Os erros de montagem refletem na má utilização da matéria-prima, ocasionando perda de tempo e desperdícios de materiais. Ou seja, o seu lucro vai pelo ralo.

2. Não definição de um layout fabril
A sua fábrica pode ser grande, média ou pequena, isso não importa, fabricar móveis sob medida é produzir peças e, por isso, sua produção necessita de uma sequência lógica. A falta da definição de um layout para a sua produção pode gerar custos desnecessários, e até mesmo atrasos na entrega de projetos importantes.  

3. Ausência de um sistema de produção e montagem definido
Uma marcenaria que produz seus móveis de forma artesanal, ou seja, de forma celular, não consegue visualizar as oportunidades de melhorias e redução de perdas que uma produção no formato linear pode proporcionar. Sistema construtivo e método construtivo são fundamentais para qualquer produção.

Agora que já conhecemos alguns dos vilões contra a produção enxuta, é importante entendermos alguns conceitos e padrões de um setor produtivo.  

528 minutos é o número médio que uma produção possui de tempo para produzir durante um dia, e durante esse período é normal que aconteçam algumas paradas. Perceba no quadro abaixo (diagrama de eficiência global) o tempo médio dedicado a cada uma das paradas, em comparação com o tempo de valor agregado, que é o tempo em que de fato a sua produção está produzindo. O ideal é que se tenha no mínimo 70% de tempo de valor agregado por dia, ou seja, 360 minutos.

Note no diagrama que algumas paradas são fundamentais para que o seu fluxo de produção seja eficiente. Manutenção preventiva é um ótimo exemplo, essa ação evita surpresas desagradáveis, principalmente quando o assunto é máquinas. Já pensou ter que parar a produção de um projeto importante devido a falta de manutenção preventiva? Não seria legal, não é mesmo!?

E agora você deve estar se perguntando, o que afinal, tudo isso tem a ver com o lucro do meu negócio? Eu te respondo: tem tudo a ver!  O importante aqui é perceber que se você não der a devida atenção para o tempo de valor agregado dentro da sua produção, lembrando que o índice mínimo é de 70%, os impactos negativos no seu lucro serão inevitáveis.

Pense comigo: quanto maior o tempo com paradas não programadas na sua produção, ocasionadas pelos motivos que já vimos no início do post, maiores serão os atrasos nas entregas dos pedidos, ocasionando falta de capacidade produtiva.

Nós próximos conteúdos iremos te ajudar a medir a sua capacidade produtiva e indicaremos algumas alternativas para eventuais perdas. Aproveite e faça o download dos materiais abaixo com dicas valiosas para a gestão da sua fábrica.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ

Quebra de Paradigma

O filho vai assumir a marcenaria da família, mas está inseguro e por isso decide se capacitar e buscar exemplos de sucesso fora da empresa. Contudo, o medo da mudança, presente em seu PAI, o impedirá de tomar as ações necessárias. Assim começa a história...