“A convite do portal do Sebrae-RS, estaremos contribuindo com conteúdo relevante para o segmento moveleiro. Além da visão tecnológica, aliada às melhores práticas de gestão, apresentaremos periodicamente materiais relatando toda a experiências obtida em implantações no Brasil.” apresenta nosso CEO Cleandro Nilson .

Os pontos mais importantes estão aqui:

#01 – É preciso olhar para a otimização dos processos 

A melhoria contínua dos processos da sua marcenaria traz mais segurança financeira e solidez; isso o torná mais competitivo, pois os desperdícios serão eliminados, gerando economia de recursos, mão de obra e espaço.

#02 – Promover as mudanças, checar e aprender são iniciativas que continuamente fazem uma empresa crescer

O resultado das ações possibilita a eliminação de grande parte do custo da sua marcenaria, e ainda permitirá a expansão da sua produção.

Espaço – A falta de espaço é um dos principais problemas enfrentados, principalmente, por pequenas marcenarias. Em épocas de alta demanda, a empresa fica lotada com produtos montados. Já em ocasiões de baixa produção, esse volume é reduzido.

Tempo – Normalmente, estima-se que um marceneiro gaste cerca de um dia para produzir um armário e pelo menos mais um para montá-lo e desmontá-lo.

Qualidade – A eliminação da pré-montagem também está relacionada à melhor qualidade das peças entregues, facilidade de locomoção, limpeza e manutenção do ambiente.

Não recomendamos deixar de fazer a pré-montagem de uma hora para outra. O empreendedor precisa estar com um nível de entendimento sobre gestão e estabelecer alguns padrões em seu negócio.

Definir um sistema construtivo – A marcenaria precisa começar definindo um sistema construtivo para seus produtos. Ter um padrão é a base para ter controle na empresa, para sair do modo artesanal e para a produção linear de peças sob medida.

Implantar um método construtivo – Depois do sistema construtivo, a empresa precisa implantar o método construtivo, que são novos processos, para então chegar à produção linear de peças sob medida.

Investimento tecnológico – Para que o marceneiro tenha o melhor resultado possível e consiga desenvolver a gestão da empresa, é necessário que se invista em tecnologia. Atualmente existem diversas ferramentas que podem tornar todos os seus processos mais eficientes e precisos de forma instantânea, gerando dados importantes para nortear decisões de curto, médio e longo prazos. Com esses dados em mãos os gestores ficam mais preparados para a tomada de decisões frente a um cenário de constante mudança. Mas lembre-se que somente a tecnologia não fará milagres, pessoas e processos também fazem parte dessa engrenagem.

Quer saber mais sobre como conseguir mais espaço no seu setor produtivo? Clique aqui, preencha o formulário que nós entramos em contato com você.

Clique aqui e confira o artigo na íntegra.

Fonte: Portal Sebrae – Segmento moveleiro.

A melhor ferramenta para você evitar problemas

Quando você fica chateado durante o trabalho, você consegue identificar o motivo? Quando alguém irrita você, sabe identificar corretamente a causa do sentimento? Você já reservou algum tempo para refletir sobre isso? O modo como gerenciamos as nossas emoções tem...