O mercado de móveis sob medida continua em alta porém a concorrência aumentou consideravelmente nos últimos anos. Saber criar projetos personalizados dentro de um padrão de engenharia é a chave para o crescimento de qualquer marcenaria.

Separamos alguns pontos que são determinantes para o sucesso de uma fábrica de móveis sob medida.

processo-fabrica-artigos

Defina um processo com sentido único, sem retorno das operações.

  1. Definir um processo de fabricação: Uma linha de produção de móveis com atividades bem definidas, dentro de um processo de fabricação que agrega valor ao produto a cada operação, é fundamental para qualquer indústria, independente do seu setor. No entanto, como definir uma linha de produção de móveis com produtos personalizados?  Este é o desafio inicial do empreendedor que precisa manter a sua diferenciação no mercado e ao mesmo tempo otimizar os seus processos para ser competitivo. É um grande desafio mas é possível. O primeiro passo é definir um processo com um só sentido: Venda > Fabricação > Montagem. Quando um projeto for enviado para a fábrica não pode retornar para o projetista para validações. Quando o projeto é enviado para a montagem não pode retornar para fábrica para ajustes. Para ter este processo ajustado são necessárias informações precisas sobre preços, acabamentos, regras da engenharia, prazos e medições. Isto é possível com o emprego de sistemas ágeis, de fácil atualização e que funcionem de forma on-line.
  2. Definir o padrão dos móveis: Neste caso padrão não significa simplificar ou modularizar os móveis, significa criar regras da construção do móvel. Significa estabelecer as regras para poder gerenciar e evoluir os produtos ao invés de trabalhar com excessões. Estas regras de construção ou modelo construtivo dos móveis deverão ser seguidas para todos os projetos. Inicia-se o processo de independência da mão de obra especializada fazendo com que a empresa tenha uma forma única de construir os móveis. Isto é possível devido ao dinamismo dos componentes 3D que podem ser perfeitamente programados para aceitar todas as variações de medida porém obedecendo a um modelo construtivo único.

    mac-pro-cozinha-3d

    Defina o método construtivo junto aos componentes 3D para o no projeto do ambiente as regras necessárias para a produção já sejam estabelecidas para evitar retornos do projeto.

  3. Aplicar tecnologias que simplificam: Investir em tecnologia hoje significa empregar sistemas e máquinas compatíveis com a capacidade de investimento da empresa e que proporcionam um grande resultado a curto prazo. Com o uso do Sketchup para desenho em 3D com componentes inteligentes, construídos especialmente para a fabricação de móveis, é possível gerar um orçamento, conhecer os custos de um projeto ,emitir uma ordem de produção e um plano de corte em questão de minutos. Caso a empresa não possua uma seccionadora automatizada pode imprimir etiquetas e planos de cortes para o operador da esquadrejadeira. Se a empresa não possuir um centro de furação ou CNC pode instalar um simples computador no chão de fábrica para que os operadores recebam as instruções da furação em tela.  O Sketchup já é mundialmente conhecido e foi preparado pela Gabster para atender precisamente o mercado de fabricação de móveis. Também foi desenvolvida uma plataforma de serviços web que faz a leitura dos dados do projeto no Sketchup e leva até a fábrica as ordens de produção com as listas de peças prontas.
  4. Capacitar os funcionários: Para entender como tudo isso é possível a Gabster preparou um conjunto de treinamentos para levar para as fábricas conhecimentos em processos, técnicas de projetos em 3D e métodos construtivos. Os treinamentos são ministrados por quem entende de fabricação, conhece o vocabulário da marcenaria e é capaz de apresentar na prática como projetar, medir, vender, cortar, laminar, furar e embalar todas as peças de um projeto sob medida.
imagem-treinamento-site

Da venda até a montagem todos os envolvidos devem conhecer o processo e as responsabilidades.

 

Saiba mais em sistemas para produção de móveis sob medida.