Sobre a empresa

A Móveis Ludwig, fabricante de móveis sob medida, sediada em Novo Hamburgo (RS), hoje é fabricante de peças para o mobiliário sob medida. A Fábrica já produzia móveis sob medida e atendia com o nome Formóveis a mais de 20 anos. No final de 2013 a então Formóveis procurou a Gabster para entender como podia resolver os seus problemas de produção, para atender a crescente demanda de projetos da sua loja própria ou showroom. A Formóveis utilizava um sistema 3D para modulados onde precisava executar diversos trabalhos de composição de projeto para atender os requisitos do móvel sob medida. Os orçamentos também dependiam de conferências manuais e exigiam o envolvimento de diversas pessoas além do projetista. Na fábrica havia um software integrado as máquinas. Este software exigia o ‘redesenho’ do projeto por um profissional que acabava centralizando o comando dos projetos     causando um gargalo na entrada da produção. Esta sistemática exigia a produção dos móveis com um método de produção por projeto, o que determinava ao final do processo a montagem dos móveis para a conferência dos mesmos. Este cenário, embora já otimizado, e utilizando softwares integrados a máquinas, acarretava em retrabalhos, conferências e até perdas de materiais.

5-licoes-essenciais-fabrica-moveis

Entenda o que empresas do mobiliário sob medida estão fazendo para crescer rapidamente de forma sustentável.

Em setembro de 2013, após algumas conversas, os proprietários da fábrica optaram por trocar os sistemas de projetos da loja e também da engenharia na fábrica pela plataforma integrada de projetos e produção da Gabster. Com a automatização dos processos e o investimento em tecnologia a capacidade produtiva foi exponencialmente elevada. Os projetistas assumiram total responsabilidade pelos projetos já que o sistema calcula precisamente todas as necessidades de materiais e markups, gerando uma lista completa das necessidades para a fábrica. Na fábrica a plataforma integrada com otimizadores no corte, gera as ordens de produção segundo o roteiro de produção, gera as furações de forma paramétrica integrando com as máquinas CNC e centro de furações e também define os controles para o apontamento das peças e carregamento dos volumes.

A mudança permitiu em um curto espaço de tempo, resolver todos os problemas relacionados ao fornecimento de móveis para a Loja. Ainda mais pôde-se iniciar a prospecção de novos pontos de venda

A Solução

A estratégia adotada seguiu o método de produção apresentado pela Gabster com pacote completo de softwares, assinatura de serviços on-line, integração com máquinas, capacitação de projetistas e gestores e consultorias presenciais. Primeiro, foram definidos os parâmetros do sistema construtivo dos móveis para compor a biblioteca de componentes 3D, foram cadastrados os preços de custos, definidos markups e treinados os usuários. Na fábrica logo iniciaram-se as configurações da integração com as máquinas e homologação das furações. Um fator decisivo para o sucesso do projeto foi o apoio incondicional dos proprietários da fábrica à Gabster. Seja nos treinamentos dos usuários, na definição dos padrões ou mesmo na implantação dos sistemas e processos tivemos a presença e a dedicação dos proprietários para acelerar o processo de implantação.

Definição dos parâmetros do sistema construtivo:

corporativos2A primeira barreira a ser ultrapassada foi determinar os padrões e regras do sistema construtivo.

A definição do sistema construtivo padrão foi importante para estabelecer a identidade do móvel, possibilitar o controle da qualidade das peças agora totalmente sob medida.

Treinamento dos usuários

imagem-curso-sketchupUma vez definida a biblioteca, os usuários iniciaram o treinamento para o uso dos componentes 3D junto ao Sketchup. O conhecimento necessário foi rapidamente absorvido devido a versatilidade do Sketchup, a facilidade de projetar e a necessidade de conhecer poucos comandos para já projetar os móveis. Com menos de 10 comandos essenciais é possível projetar o mobiliário pois todo o componente possui uma programação automática. Basta o projetista ‘esticar/puxar’ o componente 3D que toda a engenharia é definida de acordo com o padrão construtivo pré-determinado. Neta etapa cerca de 10 projetistas já iniciam os trabalhos e em menos de 40 dias todas as chaves do sistema antigo de 3D foram recolhidas. 

Integração com otimizadores e máquina CNC

icon-ewhCom os primeiros projetos já sendo desenvolvidos no 3D, sendo orçados e vendidos, em paralelo a equipe da Gabster configurou os parâmetros para integração com o otimizador da máquina de Corte  e também para furações no CNC. Foram executadas homologações das peças para evitar erros nas peças. Este é um processo até hoje considerado, onde o próprio fabricante consegue simular as alterações na modulação antes que estas sejam liberadas para os projetistas trabalharem.

Implantação dos processos de fabricação e acompanhamento da produção

Processo de fabricaçãoA Gabster, com a experiência na fabricação dos móveis ajudou na mudança do processo de produção. Ora de produção de projetos com bancada de marceneiros para um processo serializado de fabricação de peças. Para facilitar o entendimento do novo processo, a Gabster dedicou um profissional com experiência para o acompanhamento da produção, desde o corte até a montagem afim de mostrar na prática o nova forma de trabalho.

Implantação da conferência de peças

Todas as peças, ao final do processo de furação começaram a ser apontadas. Este processo garantiu o controle total do projetos, a separação das peças e a certeza da finalização ou entrega do projeto para a montagem.

Extinção do processo de pré-montagem

Com a conscientização de toda a equipe envolvida, a extinção do processo de pré-montagem veio de forma natural. Não houve mais a necessidade de pré-montagem já que não ocorreram mais falta  de peças ou medidas erradas. Assim liberou-se a área de mais de 400m2 para o armazenamento das peças e expedição.

Separação de Loja e Fábrica

Com a definição clara de processos de fabricação, serialização da produção, projetos bem especificados e a entrega de peças para os montadores foi separada completamente a gestão da fábrica da gestão da loja. Isto possibilitou a visão mais clara do real objetivo de uma moderna fábrica de móveis sob medida: A fabricação de peças de móveis sob encomenda. Com esta separação a fábrica deixou de se responsabilizar por falhas na especificação dos projetos e ao mesmo tempo preocupou-se em se especializar em otimizar a utilização dos recursos, aplicar melhoria contínua nos processos, o que acarretou na redução significativa do tempo de entrega das peças, custo de fabricação em mais de 40%  e a precisão final do móvel. Neste momento surge a Fábrica Ludwig, deixando o nome Formóveis para a sua Loja de Novo Hamburgo (RS).

Expansão

Visualizando a mudança do mercado e os diferenciais competitivos agora disponíveis, a Móveis Ludwig busca novos mercados em meados de 2014. Inicia a comercialização com um escritório de arquitetura em Fortaleza (CE). Com sucesso neste teste audacioso, inicia a sua prospecção e hoje já chega, em menos de 1 ano, a mais de novos 28 pontos de venda em todo o Brasil.

logo-sugestao-ludwig-500x400

 Contando com uma sólida estrutura envolvendo pavilhões, maquinário e equipe especializa, atende a mais de 28 pontos de venda de móveis sob medida em todo o Brasil. A Móveis Ludwig tem o propósito de continuar crescendo e expandindo o seu potencial no fornecimento de peças para móveis sob encomenda através do investimento em tecnologia e especialização dos seus profissionais. A Ludwig acreditou na proposta da Gabster. Além de software e capacitação, a Gabster implantou a otimização dos processos de compra de insumos, venda de projetos sob medida  e tecnologia para a fabricação de móveis sob encomenda. Tornou a Ludwig competitiva no mercado nacional com o aumento significativo da produtividade. Tornou a compra de ambientes sobre medida mais acessível pelo mercado consumidor. Também valorizou os postos de trabalho com capacitação de equipe de projeto e facilitação da montagem dos móveis, e ainda protegendo o meio ambiente com a redução de descartes de materiais.