Você sabia que o processo de fabricação de móveis pode influenciar diretamente no tempo de entrega dos seus projetos e na contribuição para redução de recursos da sua fábrica?

Ao acordar para um novo dia, todos nós temos uma rotina, uma sequência de ações a serem feitas após o despertar. E para cada uma dessas ações são necessárias regras e definições prévias, o que podemos chamar de ‘’sistemas construtivos matinais’’.

Vamos a um exemplo prático. Quando você acorda e prepara o seu café, é necessário ter algumas definições e regras para que o café saia da maneira como você espera. A marca do seu café, a temperatura da água e a quantidade que você adiciona na cafeteira fazem parte de um sistema pré-definido por você.

E acredite se quiser, por falta da aplicação de um simples ”sistema construtivo matinal’’, as consequências podem ser bem desagradáveis.

Ou seja, não importa a hora que você acordar, se você não estruturar o seu ”sistema construtivo matinal’’,  poderá comprometer algum compromisso. Nada legal, não é mesmo!?

Para produzir e montar um projeto, essa organização sistemática e padronizada é mais do que fundamental. O seu processo de fabricação de móveis será muito mais ágil se você implementar um sistema construtivo dentro da sua fábrica.

Pare por um instante e pense a quantidade de variáveis que existem para desenhar, produzir e montar um balcão de cozinha, por exemplo. Sabemos que existem diversas formas de fazer essas três etapas. A reflexão que você deve fazer é a seguinte: Em qual dessas inúmeras formas eu conseguirei entregar o projeto em menos tempo economizando o máximo dos meus recursos? Essa resposta você pode ter com a definição de um Sistema Construtivo ideal para sua fábrica.

 

Definição de Sistema Construtivo: é o conjunto de elementos devidamente organizados. Como regras, materiais, parâmetros ou atributos utilizados na engenharia do mobiliário. Em outras palavras, torna-se a identidade da marcenaria, define a estrutura do móvel, as matérias primas a serem utilizadas, os sistemas de fixação, medidas máximas e mínimas para cada peça, entre outros atributos.

 

Você talvez esteja se perguntando sobre a identidade do meu móvel e os diferenciais no acabamento do seu projeto. Fique tranquilo, o objetivo do sistema construtivo é tornar a sua produção mais otimizada, e isso não quer dizer que você perderá a personalização do seu móvel. A identidade dos seus produtos permanecerão as mesmas.

Sem a definição de um Sistema Construtivo, as interferências durante a produção do projeto podem atrasar a entrega.

Quais são as vantagens de ter um Sistema Construtivo na minha fábrica?

• Redução do tempo de entrega do projeto
• Redução da utilização de matéria prima
• Independência da mão de obra especializada
• Mais organização no setor fabril da sua empresa
• Processos mais claros e limpos

Agora vamos ver na prática algumas definições que fazem parte do Sistema Construtivo.

Se você quer saber mais detalhes sobre como implementar um sistema construtivo na sua marcenaria e torná-la mais eficiente, escreva pra gente que entramos em contato com você.

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ