“Cada vez mais, Pedro se sente incomodado com a bagunça na marcenaria.

Restos de materiais, embalagens e até equipamentos que não serão mais utilizados ocupam um espaço precioso dentro da produção.

Com novos conhecimentos, Pedro agora entende que o termo QUALIDADE envolve muito mais do que a preocupação com boa matéria prima e precisão de corte.”

Neste vídeo apresentamos o caminho natural que um empreendedor segue, após conhecer a dinâmica e como o 5S pode trazer resultados duradouros para uma empresa.

Como todas as ferramentas da qualidade, de nada adianta dar início ao trabalho sem ter um plano para manter os conceitos sempre presentes.

O 5S vem do Japão. Foi criado na década de 50 para possibilitar um ambiente de trabalho saudável e trazer mais produtividade para as empresas.

No Brasil, referenciamos o 5S a um programa de ordem e limpeza.

Mas muito mais do que incentivar o descarte, a limpeza e ordem, o 5S trabalha o comportamento das pessoas.

Os 3 primeiros ‘S’ (SEIRI = UTILIZAÇÃO, SEITON = ORDENAÇÃO, SEISO = LIMPEZA), provocam uma mudança de comportamento coletivo através de alterações físicas ou mecânicas. É quando as pessoas utilizam os sentidos do corpo para assimilar os conceitos.

Quanto mais bagunçada estiver a marcenaria, mais impacto se terá com a aplicação destes três primeiros sensos.

Depois de satisfeitos os problemas mais básicos, com recursos necessários suficientes, com ordem e limpeza é que podem ser tratadas os 2 próximos ‘S’ (SEIKETSU=SAÚDE e SHITSUKE=AUTODISCIPLINA).

Embora pareça simples, somente algumas organizações conseguem implantar sistematicamente os 3 primeiros ‘S’. Implantar todos os 5 ‘S’ é privilégio de poucas.

Um fator determinante para manter o 5S está diretamente relacionado a formação educacional de cada pessoa. Neste ponto entra a importância do conhecimento. As pessoas que tem uma boa educação aderem mais facilmente ao 5S, principalmente quando são estimuladas fisicamente na implantação dos 3 primeiros ‘S’.

A dificuldade maior está naqueles que não possuem comportamentos alinhados ao 5S. Independente do nível social, acadêmico ou hierárquico essas pessoas serão mais resistentes a absorverem o 5S.

Neste ponto é que se torna ainda mais importante o papel do dono da marcenaria.

A Importância do Líder

Como na história de Pedro, foi ele que entendeu primeiramente o verdadeiro sentido do 5S. Ele estudou os fundamentos e como aplicar através de dois planos de ação bem elaborados e separados.

Um líder que planeja a médio e longo prazo, sabendo que a sua equipe ainda não possui o conhecimento necessário para entender os preceitos do 5S, deve agir estrategicamente.

Por isso a ordem de trabalho é a seguinte:

– Primeiro: Influenciar a mudança do comportamento coletivo através de decisões tomadas na alta gerência. Significa a mudança em layout, organização das instalações e limpeza.

– Segundo: Criar mecanismos para manter a ordem através de procedimentos, regras e políticas até que o comportamento individual seja influenciado.

Somente desta forma, quando todos os indivíduos tiverem novas atitudes com autodisciplina é que poderão entender e internalizar o conhecimento. É uma estratégia para que o conhecimento será internalizado de forma prática.

O 5S é um processo de educação, traz benefícios concretos principalmente se utilizado com outras ferramentas gerenciais.

Para facilitar a criação de procedimentos, veja estes materiais relacionados a processos. Com a criação de processos e procedimentos será possível estabelecer o modo de funcionamento da marcenaria.

É uma boa forma de proporcionar a educação sobre o que deve ser feito, na sequência que deve ser feita.

Por isso pode-se dizer que investir em processos é o meio concreto para obter padronização, responsabilidade, unidade e cooperação (4º S Seiketsu – Saúde e 5º S Shitsuke – Autodisciplina). Isto trás saúde e disciplina para a empresa.

Processos para Marcenarias

Este E-book foi criado a partir da experiência de implantação do nosso método de produção, aplicado em centenas de fabricantes do mobiliário em todo território nacional. Somamos a esta experiência, os fundamentos e práticas do modelo de excelência em gestão

Publicações relacionadas:

Aproveite o melhor da ForMóbile 2018

Acontece entre os dias 10 e 13 de julho de 2018, em São Paulo, a 8º edição da ForMóbile, Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira. O evento acontecerá no São Paulo Expo, o mais moderno pavilhão de exposições da América Latina, com 90.000m² de área e...