“Quem não é visto, não é lembrado”.

No marketing tradicional, para você ser lembrado, você precisa ir até o cliente.

O marketing digital é mais eficiente porque na internet, a sua marcenaria pode ser encontrada pelo seu público, ou seja, você não precisa gastar para ir até ele.

Outras vantagens do marketing digital:

  • É possível criar um diálogo com o seu público através das redes sociais;
  • É mais fácil segmentar os clientes;
  • A comunicação por segmento dos clientes pode ser personalizada;
  • Você consegue medir mais facilmente o retorno sobre o investimento;
  • Existem diversos canais possíveis de acordo com cada segmento (redes sociais, e-mail, site, blog, formulários de pesquisa);
  • Possibilidade de ajustes mais rápidos na comunicação;
  • Não existe limitação de área. Pode atuar globalmente;
  • O custo para anunciar é muito menor do que nas mídias tradicionais;
  • O meio digital já é consumido pelos clientes pela manhã, antes dos meios tradicionais.

Novamente, o primeiro passo é você ser estratégico para iniciar no marketing digital.

O conhecimento geral necessário para você continuar desde ponto em diante, você pode obter nos outros posts anteriores. Contudo pode seguir uma outra ordem que também pode fazer sentido:

“Toda a sua comunicação com o mercado precisa refletir o posicionamento da sua marca. # Post 2 Posicionamento da marca. O seu posicionamento precisa ser algo que faça sentido para o cliente que você quer atender: # Post 4 Como definir o cliente ideal da marcenaria. Você deve entender o ponto de vista a partir do foco do cliente # Post 1 O foco do cliente. Você pode atrair os clientes ideais, existem diversas formas # Post 5 Como atrair clientes.

Para ter um crescimento contínuo: conseguir novas prospecções é algo que você deve perseguir todo o dia. Talvez seja este o principal objetivo que você deva ter quando a sua marcenaria já estiver bem organizada.

 

Para conseguir um crescimento contínuo, o empreendedor precisa deixar de se envolver com os problemas operacionais da marcenaria.

O novo empreendedor do ramo de móveis projetados precisa se envolver tática e estrategicamente com os assuntos de crescimento. Estes assuntos sobre crescimento, baseado em vendas, tratam de uma visão mais ampla sobre o seu negócio.

Então você não vai ter tempo para isso, se continuar se envolvendo com os problemas do dia-a-dia.

Se os problemas operacionais com orçamentos incorretos, erros em projetos, dúvidas com arquitetos, marceneiros com dúvidas, peças faltando nas montagens, perda de peças, erros de setup de máquina, projetos entregues fora do prazo prometido ou ainda um prazo prometido fica além da expectativa do cliente, ainda existem na sua marcenaria, a melhor dica é primeiro resolver estas questões básicas para depois buscar mais vendas.

Seguem alguns materiais que ajudarão você a organizar primeiro a sua marcenaria, antes de anunciá-la:

Com mais tempo para pensar, você deverá dar atenção primeiramente aos seguintes pontos abaixo:

  • Qual é a meta que você define para os investimentos em marketing digital:  Por exemplo, com um percentual de fechamento por mês de 10%. Se você conseguir 100 novos prospects com uma campanha de marketing digital, você estaria conseguindo fechar 10 novas vendas por mês. Então, qual é o valor interessante para investir para conquistar estas 10 novas vendas? Mas faça alguns testes. Dependendo do seu segmento, o percentual de fechamento dos clientes que iniciaram com o marketing digital poderá ser diferente que o fechamento atual. Muitas vezes o percentual de fechamento é maior e por isso o investimento inicial pode ser menor.
  • Quais segmentos de clientes receberão os investimentos: Divida para conquistar. Você pode escolher uma segmentação específica, uma região, um gênero específico para iniciar. Quando você criar campanhas, você deverá criar material relevante para a persona certa. Ninguém gosta de receber material que não é do seu interesse.
  • Quais canais de divulgação do seu material você pretende utilizar: Por isso é importante conhecer bem o seu público e depois as personas. Como são acessados os materiais, quais são os canais. Enfim o Facebook e Google Search (pesquisa do google) são os canais mais acessados. Uma dica, o publico que acessa o Google já está mais pronto, por que está indo atrás de um produto. Já está procurando. Já no Facebook você pode estimular um desejo pois as ofertas são exibidas mesmo que o publico não esteja com a necessidade no momento.
  • Quais serão os formatos (áudio, vídeo, fotos, posts) dos materiais: Os vídeos, sem dúvida são uma tendência. Contudo é interesse diversificar. Dependendo da mensagem que você quer passar, criar um vídeo pode ficar caro. Então trabalhar com um conjunto de fotos, materiais visuais (catálogos..), infográficos, posts como esse que estou descrevendo sobre um assunto relevante, deve ser uma alternativa interessante.

Talvez o principal objetivo para você investir no marketing digital seja o de conseguir mais prospects para a sua área de vendas trabalhar. Então defina quantos prospects você precisa conseguir, produza os materiais necessários (será o tema de um novo post), publique nas mídias sociais e monitore constantemente os resultados.

Contudo, o marketing digital não serve apenas para conseguir mais prospects, mais oportunidades ou leads (assunto que trataremos no próximo post). Existem diversos outros benefícios, como:

Reduzir de custos:

Outro benefício é a redução dos custos atuais em divulgação e vendas. Mas captar na internet novas prospecções exige um fluxo bem alinhado entre marketing digital e vendas para você conseguir reduzir consideravelmente os custos. Como também auxiliar ainda no suporte de pós-vendas, pois os conteúdos gerados digitalmente podem ser utilizados nas assistências e atendimentos aos clientes.

Criar autoridade:

Mesmo que você não receba um aumento significativo de novas prospecções para vendas no início, você estará posicionando a sua marca. Relacionando o seu nome a resolução de um problema que o cliente poderá ter só no futuro. Quando o cliente decidir comprar no futuro, lembrará da sua marcenaria e você terá uma vantagem extra na mente do seu consumidor.

Vender mais rápido:

Talvez esse seja o maior benefício devido as características atuais do mercado. O marketing digital poderá, no primeiro momento, facilitar as vendas offline, da sua loja ou marcenaria. O cliente que entrar no showroom da marcenaria, após ter consumido um material na internet entrará com uma outra visão. Desta forma a necessidade de argumentação do seu vendedor será menor, pois o consumidor já conhece a sua marca, ele já sabe o que você oferece. Se veio até você é porque gostou do que consumiu.

Significa que, se ele consumiu algum material na internet (leu depoimentos de clientes, assistiu a vídeos, recebeu dicas para a sua casa) e já está ‘comprando’ o seu posicionamento, o que você ‘falou’ na internet faz muito sentido para o consumidor.

Mas…, é preciso ter coerência

Neste ponto entra uma questão muito importante, levantada em outro post desta série. O seu posicionamento no mercado deve estar refletido em todos os eventos onde o cliente tem contato com a sua marcenaria.

Tudo o que você apresenta na internet deve refletir aquilo que a sua marcenaria é no seu dia-a-dia.

Atenção a todos os detalhes. Se a sua empresa não estiver alinhada com a sua proposta, com o seu posicionamento, o cliente vai perceber que você apresenta algo que não reflete aquilo que está escrito.

Para você pensar:

  • Se você apresenta que tem qualidade, a sua marcenaria está limpa e organizada para receber o cliente?
  • Se você apresenta que tem bom atendimento, a pessoa que vai receber o cliente na porta da marcenaria, está preparada para isso? Possui o mínimo de tato pessoal e apresentação para receber um cliente e encaminhar até o escritório?
  • Se você apresenta que tem pontualidade nas entregas, você consegue mostrar para o cliente uma agenda de entregas, um rigor nos controles dos horários, datas e controle sobre as peças que vai entregar?

Enfim, o marketing digital é uma saída para quem tem pouco recurso para divulgação. Os anúncios de conteúdo, diferente dos anúncios de publicidade apresentam uma alternativa justa e mais viável para você crescer em vendas. Por outro lado, exige muito comprometimento e refino sobre tudo o que acontece em torno da marcenaria.

Você não pode criar uma ideia da sua marcenaria na internet que na verdade não existe. Não significa que ficou mais fácil crescer porque agora existe o marketing digital. O marketing digital facilitou, democratizou a divulgação de campanhas para as marcenarias que estão realmente comprometidas com os problemas dos clientes.

Terão um resultado melhor aquelas que conseguem mostrar na internet um posicionamento e comprovar com exemplos as soluções para os principais problemas das personas escolhidas.

No próximo post vamos tratar da gestão das novas oportunidades que chegam até a marcenaria através do marketing digital.

Quem leu este post também se interessou por: