Além do artigo específico, aqui você encontra o episódio 5 e o infográfico complementar. Boa leitura.


Existe mais de uma razão para que marcenarias modernas cresçam continuamente.

Mas a principal é que todas buscaram investir em melhoria de produtividade, ou seja, produzir mais com os mesmos recursos.

Não existe uma fórmula para aumentar a produtividade. Porém investir na melhoria de processos é algo inevitável, é o caminho correto, obrigatório. Fica mais barato iniciar pela modificação dos processos atuais.

Principalmente para marcenarias que estão na fase inicial de modernização. Qualquer melhoria nos processos internos, resultará em enormes benefícios. Retornos bem maiores do que o investimento direto em novas máquinas ou equipamentos.

Por isso, ao falar em marcenaria moderna, não se pode deixar de lado as ações necessárias para a modernização dos processos.

Hoje, relaciona-se o assunto marcenaria moderna quase que exclusivamente a automação da fábrica.

É óbvio que máquinas e softwares facilitam o trabalho, reduzem custos e trazem agilidade para a produção. Foi para isso que foram desenvolvidos.

Ocorre que uma máquina perfeita e softwares completos, inseridos em um processo ineficiente podem trazer mais transtornos do que benefícios para a marcenaria.

Uma marcenaria poderá ficar ainda mais atrasada se não conseguir implantar corretamente softwares e máquinas juntamente com um processo eficiente.

 


Talvez isso se deve ao fato de que, por muito tempo, a fabricação de móveis seguiu um mesmo processo artesanal.

Verificamos seguidamente em nossos novos clientes, uma visão ainda muito simplista. Da aplicação de uma máquina automatizada em substituição de algumas tarefas manuais, específicas.

Sem o correto entendimento do todo, que transcende o funcionamento da máquina, quem investe acaba ficando frustrado, não tendo o retorno do investimento esperado.

As máquinas e os softwares atuais são incríveis. Porém, ao negar-se os requisitos necessários para que estes possam trabalhar em 100% de sua capacidade, criam-se muitos problemas para a própria marcenaria como também para os fornecedores.

Vemos muitas vezes máquinas com 20% de utilização pois toda a sua programação ainda sendo feita, peça a peça, manualmente. Desta forma gerando mais custos para a empresa, do que se a atividade continuasse sendo feita manualmente.

 

MÁQUINAS PARA MARCENARIA

Guia completo para te ajudar a decidir qual o melhor investimento em máquinas para a sua marcenaria.


E não se trata da simples inclusão de novos softwares para o comando destas máquinas. Os processos envolvidos para uma marcenaria moderna funcionar é que devem ser melhor bem entendidos.

Pode-se dizer que, se o empresário busca fazer o investimento em máquinas para modernizar a marcenaria, invista também na revisão dos processos internos. Pois a forma atual de trabalho muda.  Só assim conseguirá realmente modernizar a marcenaria.

Neste vídeo abaixo trabalhamos esta visão.

Apresentamos a nova visão de Pedro. A análise que ele fez junto com seu pai Sr. Jorge, do processo atual da marcenaria.

Com um desenho rápido, é possível entender todos os gargalos, fluxos alternativos variáveis que facilitam a surgimento de problemas. Situações que saem do controle da gestão da produção. Questões que acabam consumindo a receita da empresa.

Hoje marcenaria moderna combina muito com automatização. Mas também precisa de processos mais enxutos, para poder tirar o máximo dos benefícios sobre estes investimentos.

Clique no botão abaixo para baixar o e-book completo sobre processos para marcenaria.

PROCESSOS PARA MARCENARIA

Como evitar perdas e ganhar produtividade com alinhamento de processos

Finalizando é importante retomar que a marcenaria se modernizará plenamente quanto tiver pessoas engajadas. O engajamento com a nova proposta de funcionamento da empresa deve ser completo.

ASSISTA O EPISÓDIO 5 SOBRE A HISTÓRIA DE PEDRO:

Materiais complementares:

Quebra de Paradigma

O filho vai assumir a marcenaria da família, mas está inseguro e por isso decide se capacitar e buscar exemplos de sucesso fora da empresa. Contudo, o medo da mudança, presente em seu PAI, o impedirá de tomar as ações necessárias. Assim começa a história...