Você já se perguntou o que o mundo perderia se a sua empresa fechasse as portas hoje?

Essa frase instigante, que provoca até mesmo as empresas mais inovadoras do mercado é de autoria do especialista em design estratégico e inovação Marcos Batista.

Não se assuste se você não souber responder, existem grandes empresas que ainda não sabem. E se você deseja encontrar essa resposta, leia esse post até o final!

O mercado moveleiro evoluiu nos últimos anos, a maioria das marcenarias e lojas de móveis existentes no Brasil, já oferecem projetos de móveis sob medida e contam com uma série de opções em acabamentos para todos os tipos de cliente.

Novos comportamentos, novas oportunidades

O conjunto da produção de móveis sob medida + as inúmeras opções de acabamentos + a o mix completo de produtos e serviços, podem ser considerados hoje um ótimo diferencial competitivo.

Contudo, é muito importante estar atento às rápidas mudanças do mercado, e principalmente ao crescimento de novos públicos que demandam por produtos e serviços ainda escassos (olha a oportunidade aí :D).

Você sabia que hoje, a sexta maior população do mundo é composta por nômades digitais?

Os nômades digitais são pessoas que sobrevivem na maioria das vezes de trabalhos freelancers, dividem o seu tempo entre espaços públicos e coworkings, estão sempre ligados no que há de mais novo em tecnologia e vivem com o notebook embaixo do braço.

Por não viverem no mesmo lugar por um longo período de tempo, essa tribo anseia por produtos práticos e flexíveis, que podem ser facilmente transportados de um lugar para outro.

E aí, já imaginou os produtos que poderia desenvolver para esse público? Tenho certeza que se você parar para pensar durante 5 minutos terá uma lista bem grande de itens para venda.

Dica importante: Existem marcenarias e lojas de móveis sob medida que possuem parceria com e-commerce! Em alguns casos o faturamento através das vendas online chega a ser mais representativo do que a venda de móveis físicos! O importante aqui é focar no que você faz de melhor: móveis e produtos sob medida. A venda online fica com o e-commerce.

O significado da sua marca e a experiência de compra do seu produto

Em novembro desse ano tivemos o privilégio de participar da palestra ‘’Inovação Gerada Pelo Design’’, onde Pamela Golin, coordenadora de produto e Chris Ferreira, diretora de branding e inovação, ambas da Portobello falaram sobre o papel estratégico do significado nas marcas.

Reflita por um instante quais foram as suas principais experiências de compra nos últimos tempos, provavelmente você deve lembrar das experiência mais marcantes e que até hoje possuem um significado muito claro na sua mente, não é mesmo?

Segundo Chris Ferreira, diretora de branding e inovação da Portobello, cliente Gabster, as empresas precisam pensar e agir estrategicamente no significado e experiência de compra que as marcas entregam a todos os públicos que de alguma forma se conectam com o produto ou a marca da sua empresa.

O significado, o design e a experiência de compra estão em tudo, desde a arquitetura da sua loja até a embalagem dos seus produtos.

Pensando nisso, separamos alguns exemplos muito significativos de empresas que estão combinando esses três conceitos com muito sucesso.

Esperamos que você inspire-se e comece a pensar como o seu negócio pode tornar-se único, proporcionando aos seus clientes experiências únicas, através do design do seu produto e experiência de compra na sua loja.

A espreguiçadeira de Marcel Wanderso, produto da coleção Objetos Nômades da marca Loius Viutton, é o exemplo clássico de uma solução para o ”público nômade”. 

A loja da Apple, localizada na Itália em Milão, é o exemplo perfeito de experiência com a marca. Note a beleza da loja tanto por fora, quanto por dentro. 

O Public Hotel, localizado em Nova York, destaca-se por ser um hotel de luxo sem recepcionistas ou funcionários. É tudo automatizado. 

A marca australiana de cuidados com a pele de luxo, Aesop destaca-se pela arquitetura de suas lojas. Cada loja busca representar a essência da localidade onde está inserida. 

Perceba o conjunto de benefícios e serviços que essas marcenarias entregam ao cliente, quando oferecem uma solução completa – Mix de Produtos:

1. Resolve o problema e evita a dor de cabeça do cliente: o cliente não precisa perder tempo de ir atrás de outros serviços. Com a mesma empresa ele adquire o projeto de móveis sob medida, faz a instalação das lâmpadas de led para o quarto e coloca a pia de mármore na cozinha. Tudo isso contratando apenas um serviço, o da sua empresa.

2. Aumenta a oferta de venda: Ao invés de vender somente o projeto do móvel sob medida, a empresa aumenta a venda com a oferta do mix de serviços.

3. Agrega valor à marca: A empresa ficará conhecida no mercado por ter uma solução completa de projetos de móveis sob medida e por resolver o problema do cliente. Dessa forma a marcenaria consolida o seu conceito no mercado e não precisará se preocupar com o preço do seu produto e serviço.

Dica importante: Pense se a sua marcenaria consegue resolver a maioria dos problemas do cliente e se o seu negócio tem capacidade para oferecer uma solução completa ao mercado. Se você souber identificar em qual nível a sua marcenaria está, já será um ótimo caminho andado para saber por onde começar a agir. O nosso e-book ‘’Processos Para Uma Marcenaria Competitiva’’ te ajudará a entender o macroprocesso da sua marcenaria e a identificar grandes oportunidades.

Que tal conversarmos um pouco mais sobre esse tema tão importante? Vamos pensar juntos como o design do seu produto e a experiência de compra do seu cliente podem te trazer ótimos resultados!

Clique aqui e vamos conversar 🙂