Nosso herói começa a sua jornada à frente da marcenaria. Está muito motivado.

Por ter auxiliado o seu pai nas principais tarefas da marcenaria e por estar cursando administração de empresas, Pedro quer logo assumir todas as responsabilidades.

Ainda inexperiente, acha que poderá implantar muitas melhorias e rapidamente.

“- Não entendo como seu pai demorou tanto para resolver os problemas. “

No entanto, Pedro enfrenta a dura realidade do dia-a-dia de uma pequena empresa.

Contudo, aplicando diversas técnicas, conseguiu dar um passo importante para resolver o principal problema da marcenaria.

Conquistou também a confiança da equipe e agora terá os aliados importantes na marcenaria.

Então esse é o nosso bem mais precioso… o tempo. 

Enquanto uma empresa estiver desorganizada, os seus gestores gastarão todas as horas do dia ‘apagando incêndio’, ‘correndo atrás da máquina’, ‘matando um leão por dia’.

Então ao invés de termos pessoas pensando no crescimento do seu negócio teremos bombeiros, atletas e caçadores.

Procuramos mostrar neste vídeo atitudes e técnicas que os gestores mais experientes utilizam para dar início na organização de uma empresa.

Neste artigo, já tratamos sobre os pontos chave para ter lucro na marcenaria, mas principalmente os passos para iniciar a estabilização da operação.

Definir um sistema construtivo é o ponto inicial para criar um padrão de produto dentro da marcenaria. Com um sistema construtivo pronto, a marcenaria pode então implantar um novo método construtivo que trata da forma como produzir o móvel especificado.

Dois artigos retratam também outra questão importante para a organização da marcenaria que é a separação da operação entre venda, produção e montagem. Já tratamos sobre este assunto aqui no blog com o artigo Sobre 4 coisas que vão mudar a sua forma de produzir móveis sob medida.

Este artigo foi também referenciado no blog da Formóbile http://blog.feiraformobile.com.br/dez-por-que-dividir-a-marcenaria-entre-venda-produo-e-montagem/

Por fim, todo empresário precisa também entender muito de pessoas. Saber evitar conflitos, ter empatia e entender o ponto de vista de cada funcionário de forma individual, considerando o perfil de cada um, é um outro segredo para conseguir implantar as modificações necessárias.

Sem o engajamento e apoio da equipe, as mudanças não serão possíveis.

Neste segundo episódio, Pedro deu os dois passos mais importantes da sua caminhada:

  1. Teve a iniciativa de eliminar a causa do principal problema da empresa no momento;
  2. Conquistou a confiança dos funcionários para implantar as melhorias que a empresa necessita.

Esse e os outros episódios você encontra no nosso canal do Youtube:

https://www.youtube.com/user/TecnologiaGabster

Outros materiais relacionados:

Quebra de Paradigma

O filho vai assumir a marcenaria da família, mas está inseguro e por isso decide se capacitar e buscar exemplos de sucesso fora da empresa. Contudo, o medo da mudança, presente em seu PAI, o impedirá de tomar as ações necessárias. Assim começa a história...

Mantenha o clima sempre favorável na empresa

Sempre haverá pessoas com pensamentos ou ideias divergentes, porque é inerente ao humano pensar diferente. Enquanto humanos, somos peças de um quebra-cabeças do conhecimento possível. A dificuldade é quando alguém se fixa numa opinião, num ponto de vista sem prontidão...