Escolha uma Página

Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Em uma empresa é impossível entregar qualquer produto ou serviço sem que este passe por um processo. Da mesma forma, não faz sentido existir um processo empresarial que não ofereça um produto ou um serviço.

Na forma mais simples, processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades onde existe uma entrada de recursos, um processamento ou uma transformação que fornece uma saída de algo transformado a um cliente específico. Também pode-se entender que processo é um grupo de atividades realizadas em uma seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo especial de clientes.

Os processos na área da fábrica são fáceis de se observar, tanto nos períodos de bom funcionamento como também na ocorrência de problemas. O desperdício e o retrabalho são claramente identificáveis, e o fluxo do material é tão importante que os equipamentos e equipes de trabalho são dispostos ao longo dele. A utilização do conceito de processo fornece um conveniente nível de poder de análise ao gestor da empresa. Permite uma visão melhor do comportamento da empresa, uma visão gerencial, integrada e onde existem atividades que devem ser ajustadas, melhoradas ou até mesmo retiradas.

As empresas que conseguem implantar processos são vencedoras. Parte do sucesso que as empresas japonesas tiveram com relação às suas concorrentes americanas nas décadas de 80 e 90 decorreu do fato de terem as descoberto o gerenciamento de processos. O papel de destaque dado ao gerenciamento de processos na cultura  japonesa garantiu que, em diversas ocasiões, muitas empresas daquele país tenham desenvolvido processos rápidos e eficientes em áreas chave como desenvolvimento de produtos, logística, vendas e comercialização.

Identificar o processo como a maneira de realizar o trabalho é importante para definir a forma básica de organização das pessoas e demais recursos da empresa. Segue abaixo um conjunto de processos que devem estar presentes na fabricação de móveis sob medida:

Processo de venda: Defina no projeto 3D junto do cliente todas as particularidades do projeto. Defina as medidas milimetricamente, de forma correta do ambiente obedecendo recuos, vigas, rebaixos, pontos de água, energia… Apresente o orçamento rapidamente e faça diversas simulações com o cliente no momento da venda. Mostre a preocupação com a funcionalidade do ambiente, os detalhes técnicos e estéticos para então fechar a venda.

Pedido para fabricação: Uma vez fechada a venda, colha as medidas precisas no ambiente sob medida na residência ou ambiente do cliente. Somente após ter certeza de todos os detalhes técnicos efetue o pedido para fabricação. A partir deste momento o projeto não pode mais ser alterado. Se alterado afetará diretamente toda a programação da produção.

Programação da produção: Uma vez liberada pelo financeiro para produção, rapidamente o setor de gestão da produção deve programar os lotes dos projetos importados. Normalmente esta tarefa consome entre 1 a 2 horas do setor de PCP, no início do dia.

MUITO IMPORTANTE: Em uma fábrica enxuta com processos otimizados, o projeto nunca é alterado pela equipe de produção. Nesta etapa é programada a produção, não a engenharia do móvel. Considere que o projeto deve ter vindo pronto da venda e revisado antes do envio do pedido de fabricação ser executado. Se necessária a intervenção da equipe de engenharia, ela deve ser acionada pela equipe de venda antes do fechamento para a produção.

Corte das peças: Com a programação da produção estabelecida a lista para o corte e integração com otimizadores é feita em instantes. Os operadores da seccionadora ou esquadrejadeiras executam as instruções da programação, peça a peça, sem a necessidade de interpretação do projeto.

Beneficiamento interno: Peças que deverão compor um conjunto como tampos engrossados, painéis são encaminhados para o setor específico onde recebem novas instruções específicas sobre as atividades que devem ser ali executadas;

Laminação das peças: A equipe de operação da laminadora executa a instrução de aplicação da lâmina, conforme a etiqueta da peça;

Furação das peças: Quando o sistema é automatizado o operador da CNC ou Centro de Furação executa a leitura do código de barras da peça para configurar a máquina automaticamente. Se a empresa não possui um equipamento deste porte pode utilizar sistemas para a exibição de furações, rebaixos e rasgos em um microcomputador permitindo a operacionalização do processo de furação.

Embalagem: Quando prontas, após a furação, as peças são apontadas para conferência e controle do projeto e embalagem de uma forma que facilite o processo de montagem no ambiente do cliente. Volumes devem ser gerados para o controle do carregamento.

Carregamento: O carregamento ou saída das peças da produção é o ultimo processo da fábrica. Quando um projeto é criado corretamente e todo separado em peças, mesmo sendo sob medida (não faz diferença), poderá tranquilamente ser embalado e expedido sem problemas de assistência. Esta é a maior comprovação de que se os processos anteriores são bem executados não existe a necessidade de montagem do móvel para conferência.

Na fabricação de móveis sob medida, ou móveis sob encomenda é possível implantar processos para ganhar produtividade. Temos números de clientes com crescimento muito expressivo, superior a 200% ao deixar de utilizar um modelo artesanal de fabricação de móveis sob medida e adotar um processo industrial de fabricação de projetos sob encomenda.

Contudo, a importância do emprego do conceito de processo aumenta a medida que as empresas trabalham com conteúdo cada vez mais intelectual, oferecendo produtos cada vez mais ricos em valores intangíveis. Em marcenarias, há uma tendência em se focalizar nas atividades e habilidades individuais, com a conseqüente perda da visão de processo. Desta forma os modelos de controle do desempenho destas empresas devem ser redesenhados para que possam ser úteis na gestão destas empresas.

Saiba um pouco mais sobre o funcionamento do processo de fabricação clicando neste link.