Conforme um estudo realizado em 2016 pela Neil, gigante empresa germânico-americana de pesquisas de mercado, 47% dos brasileiros acreditam que vale a pena investir em produtos exclusivos e diferenciados. Isso nos mostra uma grande oportunidade de negócio e um nicho de mercado promissor. A tendência é que esse número cresça, visto que as empresas estão cada vez mais focadas em segmentar seus produtos e atingir seus clientes através de campanhas de marketing, pesquisas de mercado, entre outras inúmeras práticas de gestão.

Mas isso não é o suficiente, segundo Kotler em Marketing 3.0, as empresas precisam ouvir a voz do consumidor para entender sua mente, e assim captar os insights que o mercado exige. Sendo assim, é de extrema importância que você empresário saiba como atender os múltiplos desejos e anseios de cada consumidor.

E agora você deve estar se perguntando, como oferecer e entregar produtos personalizados de forma escalar sem perder a eficiência produtiva?

Venda Valor

Você sabe identificar o que o seu cliente valoriza? Somos seres-humanos diferentes, cada um com anseios e desejos diversos. Saber identificar o que o seu cliente valoriza é um passo muito importante para montar uma proposta dentro do que ele realmente deseja.

Vamos fazer uma simples comparação, imagine que você está negociando o mobiliário de um apartamento com um homem de 34  anos chamado Cléber, ele é solteiro, trabalha como gerente de vendas de uma grande multinacional, é super exigente e gosta de produtos exclusivos. Cléber tem uma vida muita agitada e precisa de praticidade, pois sua rotina é bastante corrida. Sabendo dos desejos de Cléber, conhecendo sua personalidade e acima de tudo sua necessidade, podemos entender que nesse cenário devemos explorar o conceito de valor agregado do seu produto, destacando na hora da venda alguns itens, como: design exclusivo, qualidade dos acabamentos, usabilidade fácil dos móveis e principalmente a criação de um projeto exclusivo como um todo.

‘’Valor agregado é um diferencial que um produto ou serviço adquire, é um valor que o torna diferente dos demais, trazendo assim, uma vantagem competitiva no mercado.’’ Jênifer Alves Maciel dos Santos – administradores.com

 

 

‘’Valor agregado é achar algo que o cliente valoriza, paga por aquilo e ainda indica sorrindo.’’  

Márcio Miranda – Especialista em Negociações e Vendas 

Agora imagine o seguinte cenário, a advogada de 40 anos chamada Giovanna está partindo para um novo desafio, está montando o seu escritório de advocacia, depois de trabalhar por muitos anos no departamento jurídico de uma empresa de sua cidade. Giovanna é uma mulher simples e valoriza muito a praticidade dos produtos e o custo-benefício nas suas negociações, ainda mais nessa fase de grandes investimentos. Giovanna precisa do seu projeto entregue no prazo máximo de 20 dias. Sabendo dos anseios e desejos de Giovanna, devemos explorar também o conceito de valor agregado, mas ao contrário de Cléber, onde o foco era no produto, aqui vamos focar no atendimento e serviço. No caso de Giovanna é importante focar a argumentação de venda na agilidade produtiva de sua equipe e na praticidade do projeto para o dia a dia de um escritório.

As experiências de Cléber e Giovanna nos mostram como é importante entendermos que o conceito de valor agregado pode ser diferente para cada cliente e que pode ser aplicado em diversas situações, desde que se faça a leitura correta de cada desejo, anseio e necessidade de cada cliente.

Tenha Processos Bem Definidos

Para que você possa atender a alta demanda de pedidos de forma escalar, aliando a complexidade de cada projeto num curto prazo de produção, é necessário que você tenha todos os processos de sua empresa, bem definidos.  De modo geral, um processo bem definido garante um fluxo de trabalho natural, onde cada colaborador sabe o seu papel e suas atribuições, garantindo principalmente o cumprimento dos prazos e evitando atrasos. Ou seja, a aplicação de processos bem definidos traz para a empresa uma maior previsibilidade, garantindo uma melhora no seu índice de produtividade, por exemplo.

É importante entender que os processos podem ser revistos e que essa prática faz parte de uma melhoria contínua e constante dentro de sua empresa. A partir do momento em que sua demanda crescer, talvez seja necessário rever os processos e adequá-los à nova realidade da empresa.

‘’A realização dos passos de cada processos, dentro de uma rotina, traz para a empresa primeiramente uma maior previsibilidade. A medida que as correções no processo são executadas a empresa consegue melhorar o seu índice de produtividade.’’

A Tecnologia Pode Te Ajudar

Você já se imaginou ficar sem as praticidades do seu celular por um dia? Atualmente temos muitas ferramentas que facilitam nossas vidas pessoal e profissional. Segundo o blog TechTudo, mais de 1,5 bilhão de pessoas utilizam o aplicativo whats app diariamente e escolas já estão substituindo livros em papel por tablets, impactando positivamente nosso meio ambiente.

Levando em consideração esse cenário, é importante entendermos que o uso  inteligente da tecnologia pode impactar positivamente o seu negócio, visto que atualmente existem diversas ferramentas que podem tornar todos os seus processos mais eficientes e precisos de forma instantânea, gerando dados importantes para nortear decisões de curto, médio e longo prazo. Com esses dados em mãos os gestores ficam mais preparados para tomada de decisões em frente a um cenário de constante mudança.

Se você for investir em tecnologia, uma sugestão é que você invista em segurança de suas informações, pois existem muitos casos, inclusive de empresas que perdem ou têm as suas informações sequestradas porque as soluções gratuitas não apresentam os controles necessários de criptografia e integridade dos dados.

Mas lembre-se que somente a tecnologia não fará milagres, pessoas e processos também fazem parte dessa engrenagem.

Identifique as necessidades e anseios do seu cliente e estude-o, invista tempo para definir seus processos internos de forma clara e objetiva e invista em tecnologia. Essa combinação fará você enxergar com mais precisão as melhorias que farão a sua empresa crescer.